Com a chegada do inverno, a queda nas temperaturas causa diversas alterações em hábitos da nossa rotina. Um deles é em relação ao sono. Se muitas pessoas já têm dificuldade em acordar cedo normalmente, parece que nos dias mais frios o desafio é ainda maior.
Essa impressão não se deve apenas ao cobertor quentinho parecer um local mais aconchegante, e sim por conta da adaptação do nosso corpo às mudanças climáticas. “O metabolismo fica menos acelerado, ficamos mais quietos, mais agasalhados e buscamos lugares mais protegidos”, afirmou o médico Luis Vicente Franco Oliveira, Coordenador do Laboratório do Sono da UNINOVE (Universidade Nove de Julho) ao portal Minha Vida.
Ele também explica que o que aumenta é o conforto em ficar mais tempo na cama, e não que o corpo realmente precisa dormir mais no inverno. Essa necessidade está relacionada ao sono e à vigília anteriores. Para adultos, o período médio ideal é de oito horas de sono por noite, desde que bem dormidas.
Além disso, o médico afirma que, como os dias no período de inverno são mais curtos e as noites mais longas, isso também nos induz a dormir mais no frio.
LEIA TAMBÉM
Burnout: saiba quais são as profissões mais afetadas pela síndrome
Confira dicas de exercícios que ajudam a aliviar dores nas articulações dos ombros
POR QUE FAZEMOS MAIS XIXI NO INVERNO?
A sensação de que fazemos mais xixi no inverno também é comum. Isso acontece porque, no frio, os vasos sanguíneos ficam mais contraídos para manter o fluxo nos órgãos vitais, deixando as extremidades do corpo mais geladas e diminuindo a produção de suor. E já que suamos menos durante os dias frios, acaba sobrando mais líquido para ser eliminado.
Assim, acontece a chamada diurese no frio, que é quando as células enviam sinais para que os rins liberem o líquido que sobra. Essa ação é necessária para que a pressão arterial fique regulada, por isso a vontade de fazer xixi é mais constante durante o inverno, conforme informou o portal Drauzio Varella.
POR QUE TUDO NO FRIO DÓI MAIS?
Aqueles que costumam sentir mais dores no frio, não precisam se preocupar. Em épocas como o outono e inverno, é comum que as pessoas fiquem mais suscetíveis a essa sensação. O motivo disso se deve ao fato de que, como em períodos gelados as pessoas costumam ficar mais encolhidas e se movimentar menos, isso causa um grau de rigidez articular e, consequentemente, dor.
Para o corpo humano funcionar bem, ele precisa se manter a uma temperatura interna entre 36ºC e 37ºC, algo que fica mais difícil quando as temperaturas climáticas caem drasticamente. Dessa forma, para se defender do frio, o músculo se contrai involuntariamente, o que faz com que a circulação sanguínea entre tecidos, pele e articulações fique comprometida.
A dor no frio também pode ser causada porque o líquido sinovial, localizado dentro das articulações, pode ficar mais grosso com a queda de temperatura. Assim, deve surgir a sensação das articulações estarem mais rígidas.
LEIA MAIS
Saiba como a inflação negativa aumenta pressão por queda de juros