19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Pular o café da manhã engorda?

A jornalista Helen Sacconi conversou com o médico nutrólogo Thiago Viana para entender quais os perigos de ficar sem comer em nome do emagrecimento

Pular o café da manhã contribui para o aumento de peso e da quantidade de gordura corporal, diz especialista (Foto: Freepik)

O ditado “tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo” surgiu na década de 1960, com a nutricionista americana Adelle Davis. Segundo ela, essa era a melhor forma de evitar a obesidade. Mas será que o café da manhã é mesmo a refeição mais importante do dia? A jornalista Helen Sacconi conversou com o médico nutrólogo Thiago Viana para esclarecer essa questão.

Pular o café da manhã engorda?

Quem quer perder peso, acaba recorrendo a práticas como o jejum. Embora pular o café da manhã, almoço ou jantar pareça ser um método rápido e eficaz para diminuir a quantidade de calorias diárias, o especialista defendeu que a atitude pode gerar o efeito contrário.

Ele explica que, quando o café da manhã é descartado da dieta, a grelina, hormônio responsável pela fome, aumenta, fazendo com que você não se sinta saciado durante o dia. Dessa forma, ao invés de ajudar a emagrecer, pular o café da manhã contribui para o aumento de peso e da quantidade de gordura corporal. “Existem estudos que mostram que, ao pular o café da manhã, você aumenta o risco de se tornar obeso ou sobrepeso em 44%”, concluiu.

Mas por que isso acontece? No momento de descanso, o corpo desacelera e o metabolismo trabalha menos, para a recuperação da energia. Caso não haja a entrada de mais nutrientes, através da alimentação, quando acordamos, o metabolismo entende que deve criar reservas quando houver a próxima refeição. E é assim que há o acúmulo de gordura.

Dicas de um café da manhã saudável e nutritivo

Para manter níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue, energia e plenitude até a próxima refeição, é importante obter o equilíbrio certo de proteínas e fibras no café da manhã, de acordo com Thiago.

“Se você aumentar a ingestão de proteína, como ovos e whey protein, e o consumo de fibras, como aveia, por exemplo, além de obter energia para o resto do dia, você vai se sentir mais satisfeito e não terá tanta fome com o passar das horas”, finalizou.

- Publicidade -
plugins premium WordPress