15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Quais são os riscos de uma cirurgia no quadril? Entenda

Presidente Lula irá passar por procedimento em outubro deste ano, depois de recentemente ter realizado uma infiltração para reduzir as dores de uma artrose

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que vai passar por uma cirurgia de quadril em outubro deste ano, para tratar uma artrose na cabeça do fêmur. Apesar do procedimento não ter sido detalhado, é comum que seja realizada uma artroplastia do quadril neste caso, em que é colocada uma prótese na articulação danificada.

De acordo com uma publicação da AAOS (American Academy of Orthopaedic Surgeons), a taxa de risco depois desse tipo de cirurgia de quadril é baixa. Complicações mais graves, como infecção articular, ocorrem em menos de 2% dos pacientes. Já complicações médias significativas, como ataque cardíaco ou acidentes vasculares, têm uma frequência ainda menor.

No entanto, o texto ressalta que pacientes com doenças crônicas podem aumentar o potencial de problemas. Nesses casos, as complicações costumam prolongar ou limitar a recuperação completa.

Confira quais são os riscos de uma cirurgia de artroplastia do quadril:

1. Infecção

Infecções podem ocorrer na superfície da ferida ou internamente, em volta da prótese. O surgimento é possível de acontecer durante a permanência no hospital ou até mesmo anos depois. No caso de infecções menores, elas podem ser tratadas normalmente com o uso de antibióticos, ou, para situações maiores ou profundas, costuma ser necessário realizar outra cirurgia ou remoção da prótese. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Harmonização Peniana: veja o que se sabe sobre cirurgia 

- Publicidade -

O que significa um cordão de girassol?


 

2. Coágulos sanguíneos

Uma das complicações mais comuns desse tipo de procedimento no quadril é a formação de coágulos sanguíneos nas veias da perna ou da pelve. Nesse caso, eles podem apresentar um risco à vida do paciente se alcançarem os pulmões.

3. Diferença no comprimento das pernas

Após a realização de uma artroplastia de quadril, pode acontecer de uma perna parecer maior ou menor que a outra. Esse aumento ou diminuição do comprimento muitas vezes ocorre para maximizar a estabilidade e a biomecânica do quadril.

- Publicidade -

4. Luxação

O risco de luxação é maior nos primeiros meses depois da cirurgia de quadril, que é quando os tecidos ainda estão cicatrizando. Mas não é comum que ele ocorra, já que, no caso de deslocamento da prótese, normalmente uma redução fechada é capaz de colocá-la de volta no lugar sem a necessidade de outra cirurgia.

5. Outras complicações

Entre os outros riscos que uma cirurgia de artroplastia de quadril pode apresentar, estão o desgaste e afrouxamento do implante, lesões dos nervos e dos vasos sanguíneos, sangramento, fraturas e rigidez. A AAOS ainda afirma que a quantidade de pacientes em que a dor persiste ou novas dores surgem após a cirurgia é pequena.
 

 

LEIA MAIS 

Oppenheimer: descubra erro histórico que aparece no filme

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress