Usar produtos que não são recomendados em humanos, como shampoos para pets, pode trazer consequências sérias para a saúde do seu cabelo e da sua pele. Os principais riscos são de ressecamento e alergias.
Os componentes usados em produtos de animais não são os mesmos usados em produtos de humanos e, por isso, a finalidade não é a mesma. Dessa forma, o shampoo de um animal não terá formulação para deixar o seu cabelo hidratado e sem ressecamento.
Como não são testados em seres humanos, pode haver realmente efeitos indesejados, como alergias. Além de que as doses de vitaminas necessárias para os animais são diferentes das necessárias para o ser humano.
Segundo a médica dermatologista Karla Moreira, o uso de produtos animais pode causar problemas muito mais sérios do que imaginamos.
“Como o próprio produto indica, o shampoo é indicado ao uso animal, para pelos e não cabelos, então toda a sua formulação é baseada nos animais. O contato do shampoo no couro cabeludo pode ser nocivo e, além de alergias, a agressão à essa região sensível pode até causar queimaduras”, alerta a médica.
“Não é recomendado o uso de produtos animais para a pele e cabelo humano, o pelo do animal é diferente do nosso cabelo. Os shampoo possuem o pH que se adequa aos nossos fios e couro cabeludo, diferentemente do shampoo animal”, continuou Karla.
LEIA TAMBÉM
Quais os riscos do preenchimento labial com ácido hialurônico?
Quais são os riscos de pintar o dente com tinta de parede?
VÍDEO VIRALIZOU
Uma dona de petshop viralizou nas redes sociais ao lavar o cabelo na loja e com produtos específicos de cachorro. Ana Camila refez suas luzes e os produtos caros indicados pela sua cabeleireira deixaram suas madeixas ressecadas e, por isso, ela decidiu usar produtos de animais.
“Fiquei olhando meu cabelo e pensei: ‘Será que cai?’ Depois que eu passei a máscara de hidratação, senti meu cabelo desmaiar. Eu simplesmente fiquei me sentindo com o pelo igual ao de um yorkshire. Agora, eu quero que alguém me explique porque que eu acho que shampoo de cachorro funciona mais no meu cabelo do que shampoo de humano!”, disse Ana Camila, no vídeo, dividindo as opiniões dos internautas.
Ainda segundo a dermatologista, o resultado poderia não ter sido esse e que a reprodução dessa lavagem mais vezes pode gerar problemas, como ressecamento dos fios e queda de cabelo.
LEIA MAIS