15 de julho de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Qual a idade para tomar a vacina contra a poliomielite?

Seguindo as recomendações da OMS, a meta é imunizar pelo menos 95% do público-alvo contra a poliomielite, neste ano

Seguindo as recomendações da OMS, a meta é imunizar pelo menos 95% do público-alvo contra a poliomielite, neste ano. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Nesta sexta-feira (14), terminou a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. Porém, estados e municípios podem prorrogar a campanha em casos de baixa adesão. Seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde), a meta é imunizar pelo menos 95% do público-alvo.

Qual a idade para tomar a vacina contra a poliomielite?

Segundo o Ministério da Saúde, crianças com menos de um ano devem ser vacinadas com três doses aos 2 meses, 4 meses e 6 meses de idade. Depois, o reforço deve ser tomado aos 15 meses.

LEIA TAMBÉM

Quais alimentos contribuem para a saúde dos lábios?

Quando se deve tomar a vacina de coqueluche?

Gotinha com dias contados

A partir de 2024, o Brasil passa a substituir gradativamente a vacina oral contra a pólio pela dose injetável, versão inativada do imunizante. A substituição foi debatida e aprovada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), que considerou novas evidências científicas para proteção contra a doença. Em nota, o ministério reforçou que a atualização não representa o fim imediato das gotinhas, mas um avanço tecnológico para maior eficácia do esquema vacinal. A dose oral deve ser extinta após período de transição.

- Publicidade -

“O Zé Gotinha, símbolo histórico da importância da vacinação no Brasil, também vai continuar na missão de sensibilizar as crianças, os pais e responsáveis em todo Brasil, participando das ações de imunização e campanhas do governo federal”, destacou a pasta.

Casos

Dados do ministério indicam que, desde 1989, não há notificação de casos de pólio no Brasil. As coberturas vacinais contra a doença, entretanto, sofreram quedas sucessivas ao longo dos últimos anos. Em 2022, por exemplo, a cobertura ficou em 77,19%, longe da meta de 95%.

*Com informações da Agência Brasil

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

O que é o queijo meia cura?

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress