Maurício Kubrusly, de 77 anos, foi diagnosticado com DFT (Demência Frontotemporal), uma doença neurodegenerativa que ocasiona a perda progressiva das funções cerebrais. A revelação foi feita durante o programa “Fantástico” (EPTV/TV Globo), neste último domingo (20), durante uma homenagem ao jornalista, no terceiro episódio da série especial dos 50 anos do programa.
Essa é a mesma doença que afetou o ator Bruce Willis. De acordo com um estudo publicado na revista Nature Communications, em 2022, essa doença é responsável por 5% a 10% dos casos de demência.
A doença costuma aparecer em homens e mulheres com idade média entre 45 e 65 anos, e sua evolução varia de pessoa para pessoa.
LEIA TAMBÉM
Pesquisa aponta que depressão não está relacionada a câncer
Primeiro caso da nova variante da covid-19 é confirmado em São Paulo
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE DFT?
Os principais sintomas da doença incluem: alterações comportamentais e de linguagem, problemas de memória, dificuldade na regulação de emoções e impulsos.
A DFT não tem cura, assim como outras demências, mas há maneiras de controlar os sintomas, desde que o paciente possua um acompanhamento com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
LEIA MAIS