19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Remédio vencido: saiba onde descartar

Medicamentos fora da validade podem ser recolhidos por farmácias e drogarias

 

 

O descarte de remédios vencidos deve ser feito em locais adequados e não no lixo comum, para evitar o risco de contaminação do solo e da água. Por isso, farmácias e UBS (Unidades Básicas de Saúde) do SUS (Sistema Único de Saúde) fazem o recolhimento de medicamentos vencidos. 

No Brasil, o decreto 10.388/2020 exige que as farmácias e drogarias realizem a logística reversa, ou seja, se responsabilizem por fazer o recolhimento de remédios fora da validade. 

Estes locais possuem a função de dar a destinação correta aos medicamentos vencidos, conforme define a Política Nacional de Resíduos Sólidos, evitando que os remédios sejam consumidos indevidamente ou então que se dissolvam e entrem em contato com o meio ambiente, retornando como água contaminada, chuva tóxica ou poluição.  

 

LEIA TAMBÉM 

Onda de calor: pacientes com doenças crônicas devem evitar choque térmico 

- Publicidade -

Manchas de limão na pele: saiba como evitar e o que fazer para tirar as marcas

Para onde vão os resíduos de saúde dos hospitais? 

Os resíduos de saúde são classificados em grupos diversos, e cada um recebe uma destinação diferente. Materiais como algodão, gaze e outras bandagens, e também os objetos perfurocortantes, como seringas e agulhas, são levados a uma Usina de Tratamento, onde recebem descontaminação e posteriormente são encaminhados para aterros. 

Já os medicamentos vencidos têm sua destinação final realizada conforme Decreto nº 10.388, de 5 de junho de 2020, artigo 7°, § 3º A destinação final ambientalmente adequada dos medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso de que trata este Decreto será realizada em empreendimento licenciado por órgão ambiental competente e atenderá à seguinte ordem de prioridade: 

- Publicidade -

I – incinerador;
II – coprocessador; e
III – aterro sanitário de classe I, destinado a produtos perigosos. 

 

Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress