19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Saiba como despertar o espírito natalino nas crianças

Psicóloga Adriana Bastos explica como o Natal pode ser vivido durante todo o ano com a prática do bem

A celebração do Natal simboliza o nascimento de Jesus Cristo. É uma das épocas mais propícias para despertar nas crianças o espírito de generosidade, fraternidade, paz, simplicidade, união e amor. Porém, o verdadeiro sentido do Natal pode ser vivido durante todo o ano com a prática do bem e da vivência de valores e virtudes que espalham o amor. 

Fortaleça a tradição natalina na sua família ou crie novos rituais com a participação ativa das crianças na arrumação da casa, na montagem do presépio, na decoração da árvore e na preparação das delícias da ceia. Faça o Natal na sua casa ser uma festa de luz memorável. 

Você pode realizar atividades divertidas e simples com as crianças como cantar, lembrar histórias da família ou encenar uma peça de teatro. O mais importante é construir com os pequenos memórias afetivas para toda vida. Como diz a poetisa Adélia Prado “o que a memória ama fica eterno.” 

E o que dizer do bom velinho, tão aguardado o ano inteiro para fazer a alegria da criançada? As crianças não sabem muito bem separar a fantasia da realidade, portanto, acreditar em Papai Noel mexe com o imaginário infantil e cria uma clima de espera feliz pelos presentes. E sim, é saudável as crianças viverem essa fantasia de forma lúdica.  

 

LEIA TAMBÉM 

Remédio vencido: saiba onde descartar 

- Publicidade -

Onda de calor: pacientes com doenças crônicas devem evitar choque térmico

O espírito natalino de fazer o bem é um convite frutífero e muito oportuno para cuidar dos mais necessitados. Mas atenção: esse é um gesto de generosidade para praticar todo ano, e não somente em dezembro. 

Estimule seus filhos a separar roupas em bom estado e alguns brinquedos para fazer uma doação para outras crianças. Vocês também podem sugerir que elas próprias façam alguns brinquedos para dar como presentes. Para isso, elas podem usar papel, tinta, caixas de papelão, latas, flores, folhas e muita criatividade para fazer presentes repletos de significado e valor afetivo, que podem alegrar muitos corações desamparados. E, se as crianças puderem participar da entrega desses presentes, melhor ainda, porque começam a internalizar as virtudes da bondade e da felicidade de fazer o seu melhor para oferecer ao outro. 

- Publicidade -

Pode ser um desafio viver a harmonia da convivência familiar na celebração do Natal, mas é possível aproveitar o clima espiritual do nascimento do menino Jesus, para ir em direção a um caminho de luz, fraternidade, perdão, amor e justiça na vida do outro. 

E com certeza, essa será a melhor herança e ensinamento que vocês podem oferecer para os pequenos que aprendem por imitação. Então, coragem, vamos fazer um natal de valores virtuosos para ficar eternamente marcado nos corações. 

 

LEIA MAIS 

Congresso Nacional derruba veto de Lula ao marco temporal indígena

- Publicidade -
plugins premium WordPress