31 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias Tudo Saúde

Vacina contra a dengue: veja quem pode tomar

5,2 milhões de doses do imunizante vão ser disponibilizadas gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde)

Doses do imunizante contra a dengue (Foto: Prefeitura de Dourados)

A vacina contra a dengue estará disponível gratuitamente no SUS (Sistema Único). O Ministério da Saúde irá adquirir 5,2 milhões de doses da Qdenga, fabricada pelo laboratório Takeda, e vai priorizar a faixa etária entre 6 e 16 anos nas aplicações.

De acordo com o diretor do PNI (Programa Nacional de Imunizações), Eder Gatti, a faixa etária é preconizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e recomendada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização, composta por especialistas na área.

“Dentro desse grupo [6 a 16 anos], vamos ver qual é o melhor grupo etário para ter melhor resultado epidemiológico, evitando hospitalizações e mortes”, explicou o diretor.

LEIA TAMBÉM

Quais os sintomas da doença de Crohn?

Doença genética aumenta riscos de problemas do coração, entenda 

- Publicidade -

Quem pode tomar a vacina contra a dengue?

O imunizante é indicado para prevenção de dengue em pessoas de 4 a 60 anos de idade, independente se ela teve ou não a doença previamente. A vacina foi aprovada pela Anvisa (Anvisa Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em março de 2023 e está disponível na rede particular desde junho.

A imunização deve ser feita com duas doses. Portanto, a estimativa é que até 3 milhões de pessoas sejam vacinadas, já que o país também deve receber doses doadas. A vacinação deve começar em fevereiro.

Quais serão os locais que vão receber a vacina contra a dengue?

O Ministério da Saúde deve discutir com estados e municípios os locais prioritários e o público-alvo para a imunização. Segundo o governo federal, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante em sistema público e universal.

O Brasil bateu recorde de mortes por dengue no ano de 2023. Foram 1.079 mortes pela doença até o dia 27 de dezembro.

- Publicidade -

De acordo com a OMS, o país tem o maior número de casos da doença no mundo, respondendo por metade do total global. Autoridades de saúde já alertaram para uma epidemia da doença no Brasil em 2024.

LEIA MAIS

Instituto Butantan desenvolve teste que detecta leptospirose em estágio inicial

Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress