Você sabe o que são naming rights? Nomes de marcas em estádios ou lugares públicos têm ganhado cada vez mais destaque no meio publicitário dos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Recentemente, o São Paulo Futebol Clube combinou com a Mondelez que o estádio Morumbi passaria a se chamar “Morumbis“. Em outro caso, o Mercado Livre assumiu os direitos sobre o nome do Pacaembu pelos próximos 30 anos.
Por isso, confira os detalhes sobre os namings rights abaixo:
LEIA TAMBÉM
O que é foro privilegiado?
Por que brasileiros estão com menos medo de serem demitidos?
O que é naming rights?
Os naming rights significam, em português, “direitos de nome”, e são a concessão que uma marca ganha sobre o nome de um local. A lógica funciona da seguinte maneira: a partir do nome de um espaço cultural ou estabelecimento, a empresa pode decidir qual nome o lugar terá em troca de um valor a combinar.
No Brasil, a primeira vez que o caso aconteceu, com ligação ao futebol brasileiro, foi em 2005. Na época, de acordo com o Uol, o Athletico Paranaense cedeu o nome da arena à empresa Kyocera Mita América. A partir disso, portanto, o nome do estádio ficou: Kyocera Arena.
Assim, segundo especialistas, a principal vantagem das empresas com essa prática é o aumento da visibilidade. Sobretudo, há sempre o receio de o nome não ser bem recebido. Por isso, toda cautela e análise técnica detalhada deve ser levada em conta.
LEIA MAIS
ÉPra Cantar: veja mais inscritos no concurso musical da EPTV