52% dos brasileiros estão sem nenhuma ou com pouca preocupação de perder o emprego. Outros 46% sentem entre um medo médio e grande. É o que revela uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) realizada em fevereiro.
Os dados levam em consideração as respostas de 2.012 pessoas e a confiabilidade é de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais. Os índices apontam que os brasileiros estão com menos medo de demissão, em comparação com períodos recentes, como na pandemia da covid-19.
LEIA MAIS
O que recebe com demissão por justa causa?
Por que Milton Leite vai sair da Sportv?
Por que brasileiros estão com menos medo de serem demitidos?
O superintendente de Economia, Mário Sérgio Telles, explicou que “A percepção da população está relacionada com um mercado de trabalho mais aquecido. Na virada de 2023 para 2024, o desemprego ficou estável e percebemos um aumento das ocupações. Na indústria, o aumento da massa salarial é uma realidade, com impacto, inclusive, nos custos industriais, que subiram 13% no segundo semestre do ano passado”.
Os fatores que levam os entrevistados a terem essa percepção, segundo o levantamento, tem relação com a idade, escolaridade, renda e região de habitação.
Idade:
- 16 e 24 anos – 20% não tem nenhum medo do desemprego
- 60 anos ou mais – 54% não tem nenhum medo do desemprego
Escolaridade e renda:
- Ganham mais de 5 salários mínimos – 45% não tem medo de perder o emprego
- Ganham até 1 salários mínimo e menor nível de escolaridade – 27% não tem medo de perder o emprego
Região:
- Sudeste – 37% não se preocupa com a demissão
- Norte / Centro-Oeste – 22% não se preocupa com a demissão
*Com informações de Agência Estado
**Sob supervisão de Marcos Andrade
LEIA TAMBÉM