O Comitê Organizador das Olimpíadas de Paris escolheu a mascote do evento há mais de um ano. Em 2024 haverá duas versões, uma olímpica e outra paralímpica, da mascote.
Com design parecido, ambas carregam um valor simbólico importante da república francesa: a liberdade; confira
LEIA MAIS
Joel Jota renuncia ao cargo de mentor do Brasil nas Olimpíadas
Lima sediará as edições dos Jogos Pan e Parapan de 2027
Qual é a mascote da Olimpíada 2024?
A mascote de Paris-2024 são os Phryges, barrete frígio, popularmente conhecidos como chapéus franceses. De cor vermelha, a mascote foi apresentada em duas versões, sendo que uma delas carrega o símbolo das Olímpiadas e a outra das Paraolimpíadas.
No caso, como forma de inclusão, a mascote paralímpica também apresenta uma deficiência física visível. Com isso, pretende-se estimular a inclusão social.
Explicando a escolha, o presidente do Comitê Paris-2024, Tony Estanguet, falou: “Escolhemos um ideal para representar a mascote dos Jogos de Paris 2024, ou seja, um símbolo. Queríamos mascotes que incorporassem nossa visão e pudessem compartilhá-la com o povo francês e o mundo. Em vez de um animal, nossas mascotes representam um ideal. O gorro é um símbolo de liberdade”.
Simbolismo
Os gorros vermelhos remetem a liberdade para os franceses. Eles foram usados em diferentes contextos de lutas que possibilitaram a libertação de povos, por exemplo:
- Escravizados frígios que conquistaram a liberdade na Grécia e na Roma
- Marinheiros e condenados em navios de guerra que se livraram no Mediterrâneo
- Pessoas que derrubaram a monarquia tomando a Bastilha
Além desses eventos, o portal das Olimpíadas aponta que, nos registros do Arquivo Nacional Francês, vestiam barretes durante a construção de:
- Catedral de Notre-Dame de Paris
- Torre Eiffel
- Jogos Olímpicos de Paris de 1924
Atualmente, esse símbolo ainda tem muita presença cultural no país. Ele pode ser visto, além das construções citadas, nas artes, selos e moedas locais.
*Sob supervisão de Marcos Andrade
LEIA TAMBÉM