Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Noticias

Araraquarense lança seu livro Débora Mental assim na terra como no céu

Evento acontece na quarta-feira (13), a partir das 19h30, na biblioteca Mario de Andrade

| ACidadeON/Araraquara

Araraquarense lança seu livro "Débora Mental assim na terra como no céu"
O livro do araraquarense Marcelo Correa da Silva, "Débora Mental assim na terra como no céu", será lançado na quarta-feira (13), na Biblioteca Municipal Mario de Andrade, às 19 horas. O evento é aberto a todos interessados.

"Débora Mental assim na terra como no céu", produzido pela Editora Partesã, apresenta a história de uma personagem que é a personificação da debilidade mental. O tema persegue Marcelo desde a adolescência, quando começou a perceber que havia nascido em uma família de pessoas com problemas mentais e ele lembra que "todos nascemos com problemas mentais em maior ou menor grau". Devido à curiosidade do assunto, Marcelo passou a estudar tudo que fosse alusivo ao assunto, como psicologia e temas correlatos.

O escritor conta que o trabalho com literatura, o teatro, a ficção de um modo geral, as artes, fez com que vivenciasse inúmeros personagens - entre eles a performática Carolina Jéssica, aluna de Letras bem-humorada, caricata e imprevisível. E Marcelo sentiu a necessidade de fazer da mesma uma versão mais literária, menos dramática. Foi assim que Carolina Jéssica - criada com a ajuda de Zé Pedro Antunes, professor da Unesp - ganhou o pseudônimo de "Debora Mental" e também o seu contexto: do palco para as páginas de um livro.

Quem é Débora Mental? É uma mulher que se permite encantar com as menores coisas - por outro lado, também se desencanta fácil e frequentemente conforme se desilude com as armadilhas do mundo das aparências que permeia a contemporaneidade.

Resiliente, Débora não se abala com suas frustrações no sentido de conferir um sentido à sua própria existência, seja pelo acúmulo de bens materiais e satisfação de suas vaidades ou pela experiência em superar suas frustrações das maneiras mais inusitadas que a criatividade do autor lhe consentiu.

Nesse romance episódico pode-se acompanhar essa personagem que tão bem representa os próprios sonhos e anseios procurando encontrar um sentido para suas desventuras.

Vale apontar que escrever a obra foi uma maneira de Marcelo lidar com seus fantasmas, atenuar seus temores, tirar proveito das desgraças e vivenciar o fenômeno da criação da personagem em um patamar em que a imaginação e a concentração pudessem caminhar juntas e ocupar os espaços construtiva e saudavelmente. A obra é dedicada à memória de Edite Ramos da Silva, mãe do autor e estará disponível com o valor de R$ 50.

A Biblioteca Municipal está localizada na Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Mais do ACidade ON