Publicidade

Blogs e colunas   -   Seu nome esta na rua

Você sabe o que significa o nome Araraquara?

Muito antes da fundação da Freguesia de Araraquara, a região já tinha sido batizada pelos índios que nesta terra habitavam

| ACidadeON/Araraquara -

Araraquara significa onde mora o sol (Foto: Amanda Rocha)

Araraquara vai completar 204 anos neste 22 de agosto de 2021.  A data faz alusão ao ano de 1817 quando foi criada a Freguesia de Araraquara.  

Mas para entender a origem do nome Araraquara é preciso voltar muito antes destes 204 anos. Saber que essa terra já foi habitada por índios da tribo Gauianás e quando Pedro José Neto chegou encontrou uma região já nomeada.

 Em 1807, Pedro José Neto e sua família desbravaram pelo Interior e se instaram nos Campos de Aracoara (lugar onde mora a luz do dia, a "Morada do Sol").

ORIGEM DA PALAVRA
O historiador político Hamilton Mendes explica que, de acordo com o significado das palavras no dialeto tupi, Ára (dia, claridade, luz), Coara (buraco ou cova), Aracoara ou Araraquara, é o lugar onde nasce (pela manhã), ou se recolhe (ao findar da tarde) o sol. Ou seja: é a Morada do Sol. 

"Quando Pedro José Neto chegou, a terra já era habitada e nomeada pelos índios", diz ele. 

IMPERADOR 
Mas para que os moradores compreendessem o significado da palavra foi preciso que o próprio Imperador D. Pedro II chamasse a atenção para as nuances do dialeto Tupi, cuja tradição é oral, e não escrita, mas dá entonação em sílabas de muitas palavras, sem que essa entonação signifique um acento. 

"E isso aconteceu quando da visita oficial do monarca a Araraquara, acontecida no dia 6 de novembro de 1886, quando D. Pedro II participou oficialmente da inauguração do tráfego provisório da ferrovia na cidade. Os trilhos, na verdade, já estavam por aqui desde o ano anterior.  Pois assim que desembarcou na Gare da Estação Ferroviária, D. Pedro, um fervoroso pesquisador, e profundo conhecedor do dialeto Tupi, perguntou aos seus anfitriões se eles conheciam o significado, ou a origem, da palavra Araraquara", explica Mendes.

Em resposta, as autoridades locais descreveram a teoria que se defendia por aqui na época: segundo eles, a palavra Araraquara significaria Terra das Araras, devido ao grande número daquelas aves que habitavam o lugar quando este passou a receber moradores. 

D. Pedro II, então, corrigiu os líderes locais, e explicou detalhadamente o significado da palavra, citando estudos de Padre Anchieta, grande tupinólogo e estudioso do dialeto Tupi. 

"A aula do imperador motivou um intelectual da cidade, o ilustre Pio Lourenço Correa, a realizar um profundo estudo nos escritos do Padre Anchieta, e se baseando em diversos outros textos de exploradores, e em diferentes Cartas Corográficas produzidas desde os primeiros tempos do Império, Pio, sob o codinome Mota Coqueiro, escreveu o livro "Monografia da Palavra Araraquara", onde ele fala sobre o tema". 


MORADA DO SOL
Ára (dia,claridade,luz). Coara (buraco ou cova). Araraquara, Morada do Sol. Nos campos de Araraquara nasceu a cidade, e a denominação dada pelos índios ficou. 


Importante lembrar que as Nações indígenas estavam por toda parte, e com elas, seus costumes, seu dialeto, e muitas outras "Araraquaras". 

Como é sabido, os índios habitavam as planícies, onde havia água e caça abundantes. E da parte mais baixa, onde moravam, eles viam o sol nascendo e se pondo por trás das partes mais altas, como morros, montanhas, o que os fazia acreditar que o astro morava por trás daqueles pontos geográficos. Era o Coara, buraco, ou cova, de onde Ára (Ara) o sol nascia, ao amanhecer, ou se punha, ao final do dia.

 

 

 



Blog da Torcida

Sobre o colunista

Este blog vai contar a história de pessoas que dão nome às ruas e bairros de Araraquara, através da jornalista Fernanda Manécolo.

Publicações



Facebook



Publicidade

Publicidade