Aguarde...

ACidadeON Araraquara

boa

Montevidéu é o destino perfeito para 'dar aquela escapadinha'

Que tal aproveitar o feriado prolongado de junho ou conseguir uma folga do trabalho para conhecer a capital uruguaia

| ACidadeON/Ribeirao

 
Pensando em dar aquela escapadinha rápida para fazer uma viagem? Que tal aproveitar o feriado prolongado de junho ou conseguir uma folga do trabalho para conhecer Montevidéu?

A capital do Uruguai fica a apenas 2 horas e 40 minutos da capital de São Paulo. São, ao menos, cinco voos diários entre os dois destinos, o que facilita bastante na hora de montar um pacote bate e volta. 
 

Uruguai pode ser uma boa opção para o feriado prolongado (Foto: Rafael Lejteger)

Para facilitar, montamos um roteiro com três dias de passeios por Montevidéu. Veja os detalhes abaixo:

1º DIA:
Tire a manhã do primeiro dia para conhecer a cidade com um passeio a pé ou de bicicleta pela "Ciudad Vieja".

Este bairro, que formou a cidade murada de Montevidéu, é caracterizado por seus edifícios de arquitetura colonial e republicana, praças, áreas de jantar, compras, bem como a sua variada oferta cultural em museus, salas de exposições e entretenimento, livrarias e mais.

Depois do almoço, pode continuar com um passeio de compras ao longo da principal avenida do país, a 18 de Julho, que atravessa os bairros do Centro e Cordón.

Lá existem centenas de lojas que oferecem todos os tipos de produtos, desde lojas de roupas, itens de designers locais até grandes marcas internacionais, mercados de artesanato, lojas de antiguidades e lembranças.

Há também uma boa presença de artigos de couro, já que a cidade se destaca internacionalmente neste tipo de produção. Como na Cidade Velha, a Avenida 18 de Julio é um verdadeiro passeio arquitetônico com amostras peculiares de estilos de neoclassicismo, ecletismo, Art Nouveau, Art Decó e arquitetura moderna.

Para fechar o dia, a recomendação é desfrutar de belo show de tango e jantar no El Milongon. Ou então assistir a um concerto no Centro Cultural Joventango, localizado no Mercado da Abundância, que tem uma grande praça de alimentação.

Outra opção é desfrutar de um jantar com receitas de "primeira", acompanhado do emblemático vinho Tannat uruguaio nos vários estabelecimentos da cidade. Os bairros de Punta Carretas e Pocitos se destacam por sua grande oferta gastronômica com pratos para todos os gostos. 
 
Uruguai pode ser uma boa opção para o feriado prolongado (Foto: Pedro Serra)
2° DIA:
Pela manhã pegue o ônibus turístico. O serviço é realizado de forma regular e diária, com horários fixos e paradas onde os passageiros podem subir e descer quantas vezes quiserem.

O Tour inclui os seguintes bairros; Cidade Velha; Centro; Aguada; Prado; Tres Cruces; Parque Batlle; Pocitos; Punta Carretas e Parque Rodó (estes três últimos pela orla da cidade). Duração: 2 horas e 30 minutos.

Visite e almoce no Mercado Agrícola de Montevidéu. É uma das mais novas atrações da cidade. O edifício onde funcionou um tradicional mercado de frutas e legumes durante um século foi restaurado e inaugurado em 2013 como uma viagem gastronômica e de compras.

Há cem lojas todas as tradições gastronômicas da cidade, artesanato, presentes e espaços de entretenimento para toda a família se juntam em um único ambiente.

Se o tempo estiver bom, recomendamos andar de bicicleta na orla (famosa Rambla), de onde é possível ver imagens espetaculares da costa de Montevidéu.

Na orla da capital, pode-se desfrutar de passeios ao longo de 30 quilómetros de costa margeando o Rio de la Plata, que oferece lindas paisagens em um ambiente seguro. El Puertito del Buceo é destinado para a prática de atividades esportivas náuticas.

Há a sede do Iate Clube do Uruguai, de onde saem excursões de pesca e passeios. Naquele lugar fica o Skate Park de Montevidéu, ao lado dos tradicionais restaurantes e barracas de venda de peixe.

Antes de dormir, vá assistir a um show em um dos grandes salões e teatros da cidade, como o Teatro Solís, SODRÉ ou Sala Zitarrosa.

3º DIA:
Pela manhã recomendamos visitar a Feira Tristan Narvaja, onde a oferta de artigos é tão ampla quanto extravagante. Sem dúvida, é um dos principais cartões postais de Montevidéu.

Em seguida, visite a exposição inédita de Pablo Picasso, no Museu Nacional de Artes Visuais (fica até 30 de junho). São 42 obras de Picasso que pertencem, em sua maior parte, à coleção do Musée National Picasso-Paris e as outras ao Museu Picasso de Barcelona.

Outra dica é percorrer os parques públicos, importantes atrações da cidade. O Parque do Rodó é um dos principais, arborizado localiza-se em frente ao mar, na praia de Ramírez.

O Parque Prado, localizado perto do riacho Miguelete com estátuas e monumentos emblemáticos, tem o Hotel del Prado, o Jardim Botânico, o Museu Blanes, o Jardim Japonês e a Residência de Suárez.

Para fechar o passeio, vá visitar algumas das vinícolas que estão na área rural de Montevidéu. Indicamos a Bouza e a Juanicó. 
 
Montevidéu mistura prédios históricos com boa gastronomia (Foto: Pedro Serra)

Uruguai estende reembolso do IVA a turistas estrangeiros 
 
A Ministra de Turismo do Uruguai, Liliam Kechichian, estendeu até 31 de outubro de 2019 dos benefícios fiscais aos turistas não residentes no País. A iniciativa foi descrita pela Ministra como "uma ferramenta de competitividade muito importante" e inclui serviços de gastronômicos e catering, bem como locação de veículos e imóveis por motivo turístico. 

O benefício fiscal para os turistas não residentes seguirá com as mesmas características que manteve até à data. A iniciativa inclui a devolução de até 22% do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) para serviços de turismo prestados a pessoas físicas, desde que sejam pagos com dinheiro eletrônico, cartões de débito ou crédito. 

Segundo Kechichian "esta tem sido uma ferramenta de competitividade muito importante". "O equilíbrio entre a renúncia fiscal e o volume de atividade gerado (a medida) é benéfica para o país e colabora com um setor altamente dinâmico", complementou o Ministro Interino de Economia do país, Pablo Ferreri. 

Nos últimos 15 anos, o Uruguai, no turismo, multiplicou sua renda por 4 e aumentou de 1,8 milhão para 4 milhões (o número) de turistas. A visão e planos a longo prazo, que funcionam de forma sustentável, trouxeram ao país no primeiro trimestre 1,1 milhões de visitantes, semelhante ao de 2016, classificado como "normal e crescente". 
 
MAIS 
CLIQUE AQUI E VEJA OUTROS DESTINOS TURÍSTICOS


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON