Aguarde...

ACidadeON Araraquara

boa

Paixão redondinha: Como sair do básico no doce mais amado pelo brasileiro

Veja como e inovar na receita do brigadeiro para acompanhar a sua maratona de séries do final de semana

| ACidadeON/Ribeirao

Brigadeiro é uma paixão nacional (Foto: Divulgação)

Ele está nas suas memórias mais remotas da infância, nos desejos da TPM e nos momentos felizes, seja em uma festa enroladinho com granulado ou em frente à televisão acompanhando a sua série favorita na panela. Não tem como negar, o brigadeiro é uma paixão nacional e traz junto uma sensação de prazer e alegria instantânea. 

Mas, a receita básica que leva leite condensado, achocolatado e manteiga vem sendo reinventada com ingredientes que vão desde frutas a bebidas alcoólicas, passando por diferentes tipos de chocolate.

Se você pensa que doce não combina com cerveja, é melhor ir repensando seus conceitos. Há dois anos, a sommelière Bia Macedo, de Ribeirão Preto, decidiu apostar em um produto para vender que fosse, ao mesmo tempo, surpreendente e que não fugisse do paladar do público. Surgiram então os brigadeiros feitos com cerveja. 

A princípio, Bia escolheu os rótulos das cervejarias baseadas em Ribeirão Preto e hoje são 12 receitas no cardápio da Beergadeiro.  

Segundo ela, o sucesso foi imediato. "Entre o meu primeiro teste e a primeira venda foram apenas 24 horas". O teste inicial foi feito com a cerveja Munich Dunkel, da Lund, que continua sendo o mais vendido do menu, seguido pelo brigadeiro de morango com a Doppelbock, da Cervejaria Walfänger.  

Todas as receitas são feitas com chocolate 50% e o segredo é reduzir a cerveja para que sejam evaporados o álcool e a água. "Fica mesmo só o sabor concentrado e o aroma", diz.
Perguntada se ela já enjoou de comer tanto brigadeiro, ela rebate: "eu compro meus próprios brigadeiros lá na Toca do Urso, onde trabalho, para adoçar o expediente. Não fico sem", conta, dando risada.  

Paixão em família  

Bianca Watson é designer de sobrancelhas e cozinheira de mão cheia. Já teve um food truck de comida mexicana e trabalhou anos com gastronomia. Hoje, faz suas experiências gastronômicas para a família. Brigadeiro, segundo ela, é unanimidade.  

O marido Scotch Watson, que é escocês, experimentou brigadeiro do próprio casamento com Bianca e desde então não fica sem. "Ele se apaixonou pela comida do Brasil e depois que nos casamos e ele se mudou pra cá, passamos a comer mais e com mais frequência. Brigadeiro tem gostinho de Brasil e alegra nossos finais de semana". 

A programação na cozinha de Bianca, no entanto, atende os perfis diferentes da família. Para a filha Melissa, de 15 anos, o brigadeiro tem que ser fit, com base de batata doce, cacau, especiarias, mel. Já para a mais nova, Manuela, de 13 anos e para o marido, sempre mais "gordinhos", com cream cheese, pasta de amendoim, abacaxi, morango. "Sempre estou inventando moda com brigadeiro, chega o domingo e lá vou eu porque não conseguimos ficar sem".  

Um dos sucessos de crítica e público de Bianca é o brigadeiro de coco com abacaxi, feito com crocantes de coco e que, segundo ela, é uma explosão de sabor. Confira a receita abaixo e tenha um final de semana mais doce! 

RECEITA: Brigadeiro de coco com abacaxi
Crocante de coco:
3 xicaras de açúcar refinado
100g de coco ralado seco (fino, sem açúcar)
1 colher de sopa de manteiga sem sal

Modo de preparo
Derreta o açúcar em fogo brando até ficar com "cor de guaraná". Adicione a manteiga e o coco, misture bem e despeje sobre um mármore untado. Quando esfriar corte em pedaços e coloque dentro de um saco plástico e com a ajuda de um pequeno martelo quebre em pedaços bem pequenos. Reserve.
 

Abacaxi em calda (recheio):
1/2 abacaxi cortado em cubos bem pequenos (cerca de 1cm x 1 cm)
1/2 xícara de água
1 colher de sopa de açúcar
1 pau de canela pequeno (opcional)

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. A água vai praticamente secar, apenas tome cuidado para não queimar. Leve a geladeira para esfriar. Reserve.
 

Brigadeiro de coco:
1 lata de leite condensado
160g de chocolate branco
1 colher de sopa de manteiga
70 gramas de coco ralado seco (fino, sem açúcar)
1 pitada de Sal

Modo de preparo
Em uma panela grande e de fundo grosso misture todos os ingredientes. Coloque no fogo médio e mexa sem parar. O brigadeiro está no ponto quando você vira a panela de lado e a massa do brigadeiro desgrudar totalmente do fundo sem grudar na borda da panela. Depois coloque a massa em uma travessa grande e espalhe bem. Cubra com filme plástico (deve ficar em contato com a massa) e leve a geladeira. Quando a massa estiver gelada, faça um círculo na palma da mão untada levemente com manteiga e recheie com pedacinhos de abacaxi. Depois enrole, deixando a porção redondinha. Passe no crocante de coco e coloque em forminhas para servir.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON