ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Projeto Dentista do Bem vence prêmio de Melhor Iniciativa em Ação Social

Rainha Sofía presidirá a cerimônia de entrega do prêmio internacional nesta quinta-feira (14)

| ACidadeON/Araraquara

Crianças escovando os dentes (foto: Matheus Urenha / A Cidade)
 
Eles usam a profissão como meio de transformação social. Os dentistas voluntários da Turma do Bem formam uma Organização Não Governamental (ONG) com aproximadamente 17 mil profissionais voluntários em 14 países. A missão é simples, melhorar a saúde bucal de crianças e adolescnetes por meio de campanhas educativas e ações de prevenção. Em Araraquara são cerca de 70 profissionais cadastrados na entidade.  

Um dos projetos desenvolvidos por eles, o Dentista do Bem, será homenageado e premiado pela Fundación MAPFRE, nesta quinta-feira (14), em Madri, na Espanha. O objetivo da premiação é reconhecer o trabalho de instituições e pessoas que contribuem com seu trabalho diário para melhorar a vida da sociedade em áreas relacionadas ao compromisso social, à pesquisa, saúde, prevenção de acidentes e seguro. A Rainha Sofia presidirá a cerimônia de entrega do prêmio internacional.  

Na edição deste ano foram recebidas 844 candidaturas de projetos da Europa, dos Estados Unidos e de países ibero-americanos. Entre elas o projeto Dentista do Bem vai receber o Prêmio para a Melhor Iniciativa em Ação Social. Como prêmio a entidade deverá receber 30 mil euros para investir na iniciativa.  

O projeto Dentista do Bem atende a mais de 71 mil jovens em 14 países. De acordo com a entidade, só no Brasil, 40 milhões de pessoas não tem acesso ao dentista por falta de recursos. Mais de 1.500 municípios brasileiros têm pelo menos um dentista cadastrado no programa.  

Os profissionais da Turma do Bem atendem em seus próprios consultórios crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos que não tenham condições de arcar com um tratamento convencional.  

A Turma do Bem também conta com outros projetos, como o criado em 2012, que oferece tratamento odontológico para 750 mulheres vítimas de violência doméstica.  

Os dentistas interessados em participar do projeto social devem entrar em contato com a Telma pelo telefone (16) 3336-4277.  

Quem quiser ajudar o projeto pode acessar o site www.turmadobem.org.br ou ainda entrar na página do facebook da instituição (https://www.facebook.com/turmadobem) Nos dois locais há ferramentas para fazer contribuições.