Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Direto do Zap: moradores reclamam de falta de sinalização em via no Altos de Pinheiros I

Prefeitura e Coordenadoria de Mobilidade Urbana enviarão equipe para avaliar questionamento dos moradores

| ACidadeON/Araraquara

Árvores tomam conta da rua e pra piorar motoristas param em local proibido
 
Moradores do bairro Altos de Pinheiros I têm dificuldades de transitar com veículos na Rua Antônio Alonso Martinês, já que a via é estreita e muitos motoristas não respeitam a sinalização "proibido estacionar", de um dos lados. Além disso, há muitas árvores com copas baixas dificultando a passagem de veículos do outro lado da rua, especialmente os ônibus.

Otto Jung, morador do bairro, entrou em contato com a reportagem da Jovem Pan e do portal A Cidade ON Araraquara pedindo apoio para chamar a atenção das autoridades para o problema. Ele teve o muro e o portão de sua residência atingido, recentemente, por um carro desgovernado, sem freio, que estava estacionado do lado contrário da rua, aonde era proibido estacionar. Felizmente, só houve danos materiais.

Jung também registrou pedido na Prefeitura solicitando o reforço na sinalização da rua, bem como a fiscalização pela equipe de trânsito. "Acredito que só desta forma os moradores tomarão consciência e deixarão de infringir a lei, facilitando o trânsito de outros veículos, inclusive os ônibus da APAE, que todos os dias da semana buscam alunos deficientes, também moradores desta rua", disse.

Ele explica que "além do meu filho, há outras pessoas com deficiência, aqui na rua, que dependem do transporte da APAE. Por muitas vezes, o ônibus tentou passar, mas, com essas dificuldades carros estacionados no lado proibido e as árvores baixas-, desistiram de seguir. "Muitas vezes os motoristas dirigem até o meio do quarteirão e, por conta da dificuldade, voltam de ré ou desistem de passar. Nós, que também residimos na via e temos filhos deficientes, temos que dar um jeito para fazer o embarque e desembarque no transporte escolar", reforçou Jung.

Os moradores explicaram que, em 2011, depois de registrarem o pedido à prefeitura, o departamento de trânsito colocou as placas de proibido estacionar. Entretanto, algumas pessoas que residiam no lado da sinalização retiraram algumas placas, ignorando a medida. Algumas das poucas sinalizações que restaram estão escondidas atrás de galhos de árvores. Segundo eles, há muitos anos vem registrando pedidos junto à prefeitura para sinalizar o local, mas, sem sucesso, acabaram recorrendo à imprensa.

Poda de árvore


O aposentado Luiz Antônio, que tem uma árvore grande em frente a sua residência, já fez o pedido a Prefeitura para a poda de árvore, porém, ainda não obteve retorno. "As árvores realmente estão muito grandes e baixas, dificultando também a passagem de pedestre, mas não podemos cortar sem a autorização do município. Já protocolamos o pedido e estamos no aguardo", frisou.

O que diz a Prefeitura


Em nota, a Prefeitura Municipal de Araraquara afirmou que a coordenadoria de Mobilidade Urbana enviará um engenheiro para vistoriar o local e tomar as providências quanto ao reforço da sinalização. Sobre a poda da árvore, o pedido passou por avaliação da Gerência de Gestão Ambiental e Limpeza Urbana e foi encaminhado para o setor de Manutenção de Áreas Verdes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Você também pode contribuir com nosso Jornalismo e do quadro Direto do Zap, basta enviar sua demanda através do (16) 99260 1301.

Veja também