Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Moradores reclamam do abandono do chafariz da Praça da Matriz

Prefeitura afirma que não tem previsão para restauração do local

| ACidadeON/Araraquara

Moradores reclamam do abandono do chafariz da Praça da Matriz (Foto: Paula Cardoso)
A Praça da Igreja Matriz de São Bento é um dos principais cartões postais de Araraquara e tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio, Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).  

O local é ainda cercado por lendas, sendo uma das mais tradicionais a que envolve a águia do chafariz, datado de 1805, e que seria responsável por proteger o local de uma temida serpente.  

Entretanto, mesmo com tantos significados, o chafariz encontra-se sem água e sem manutenção, o que vem gerando diversas críticas por parte dos moradores.  

"Eu acho um absurdo, pois este é um ponto turístico e assim do jeito que está não está bonito, não está legal", afirma a auxiliar de produção, Amanda Ferreira de Jesus Lima, de 20 anos.  

Para o zelador Roberval Monteiro, 65 anos, a sensação é de abandono. "É preciso restaurar, dar mais brilho ao pássaro e colocar essa fonte para funcionar, pois assim está muito feio", destaca.  

A dona de casa, Benedita Góes Gouveia, 65 anos, acredita que o local ficou mais triste, diante do abandono. "Está faltando uma limpeza e mais cuidado. Antigamente ele era lindo, organizado e funcionava normalmente".  
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos afirma que o chafariz se encontra desativado e que não tem previsão para restauração do local.  

Com relação a limpeza do local, o Departamento de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) afirma que mantém um jardineiro fixo, das 12h às 18 horas. No início de março uma empresa dará início à manutenção de áreas verdes e a Praça da Matriz terá um jardineiro/zelador o dia todo.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON