Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Pacientes reclamam de demora no atendimento da UPA Central

De acordo com a Secretaria da Saúde, Eliana Honain, a demanda cresce as segundas feiras

| ACidadeON/Araraquara

Pacientes reclamam de demora no atendimento da UPA Central
Quem procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araraquara nesta segunda-feira (13) tomou um verdadeiro chá de banco. Pacientes reclamaram de até 4 horas de espera para receberem atendimento médico, casos como da baba Laís Carolina Moura de Souza, de 23 anos. Ela conta que foi até o local no sábado (11) e precisou retornar hoje, para realizar um exame para confirmar ou descartar a dengue.  

"No sábado eu vim, peguei um médico muito bom, me passou exames de sangue e falou que estava com suspeita de dengue e me pediu para retornar em 48 horas. Eu vim hoje, para fazer exame de sangue, mas está lotado. Faz quase 4 horas que estou aqui e eles só chamam para classificação de risco. Eles estão médicos para os atendimentos", conta Laís. 

Já a diarista Daiane Rodrigues Campos levou o filho Júlio Cesar Campos, de 7 anos, mas já aguardava atendimento a mais de uma hora. "Eles está com uma diarreia muito forte, tremendo e com dor de barriga. O atendimento está muito demorado hoje, estamos aqui há mais de uma hora", destaca Daiane.  

De acordo com a Secretaria da Saúde, Eliana Honain, todas as segundas feiras a demanda cresce. "Toda segunda-feira as UPAs ficam superlotadas. Mas toda classificação de risco deve ser respeitada. No primeiro caso, a paciente está voltando para um retorno. Casos mais graves são realmente passados na frente", explica a secretária.

Ela destaca ainda que, por causa desta demanda, todas as segundas feiras a prefeitura disponibiliza quatro médicos clínicos para os atendimentos no período da tarde. "Quando o caso não é tão grave, a gente pede para não ir as segundas-feiras, porque a gente tem uma grande demanda", orienta.  

Já sobre a demora no atendimento do garoto Júlio Cesar, na pediatria, Eliana disse que não costuma ter atraso. O que pode ter acontecido é uma intercorrência e, por isso, atrasado um pouco.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON