Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Livros da 'Geloteca' do São Geraldo estão sendo furtados

Idealizador do projeto pede para a população não comprar livros que tiverem o carimbo do projeto na contracapa; eles são de graça

| ACidadeON/Araraquara

'Geloteca' está localizada no ponto de táxi do São Geraldo, em Araraquara. (Foto: Amanda Rocha/ACidade ON)


A geladeira comunitária de livros, conhecida como Geloteca, localizada na praça do São Geraldo tem sido alvo de furtos. Por causa da ação, voluntário pede para população não comprar livros que tiverem com o carimbo do projeto na contracapa.
Segundo o voluntário e idealizador do projeto, Marcelo Cesar da Silva, já tem tempo que os livros estão sumindo. Ele pede às pessoas para ficarem atentas ao comprarem um livro usado.  

"Tem um cidadão, um senhor de idade já, está passando aqui na geladeira e estavam saqueando, levando todos os nossos livros. Pedi para as pessoas que estavam comprando livros ou que virem esse cara vendendo livro no semáforo, pois ele diz que está vendendo para ajudar a mãe dele que está doente, não comprarem e denunciarem", afirma.  

Silva explica que a ideia de fazer o carimbo surgiu por causa dos saques na geladeira de livros. Assim fica mais fácil a identificação.  "Não vence colocar livro aqui. Não vencia. Agora a gente está carimbando, porque provavelmente ele estava vendendo no sebo, aí nós fomos até lá e conversamos com os donos e disseram que tinha uma pessoa aparecendo com muitos livros e eram bons, acabaram comprando sim. Aí ele parou de comprar e agora o rapaz está vendendo em semáforo agora". 

Caso tenha informações sobre a venda ilegal de livro, o voluntário pede para entrar em contato. "Favor ligar no número e denunciar, que o próprio responsável pela geladeira vai ao local", disse.   

Vitória é leitora assídua na 'geloteca' do São Geraldo. (Foto: Amanda Rocha/ACidade ON)

O eletrodoméstico está instalado no ponto de táxi da Igreja São Geraldo e todos os livros podem ser retirados de graça. Toda a semana Marcelo Silva e amigos do projeto depositam livros no local, especialmente, agora, que somem constantemente. Isso para que a geladeira não fique desabastecida.  

"Você consegue encontrar desde livro infantil, como a Bela Adormecida e Rei Leão, até mesmo gibis, com mais de 40 anos, como do Cebolinha, da Mônica. Temos obras de Paulo Coelho, A Cabana, Alquimista e Jorge Amado", explica.  

Com 11 anos, Vitória Gomes Silva, já sabe o que é bom. Ela tem opinião formada sobre a Geloteca e é frequentadora assídua.  "Eu pego pelo menos um livro por semana e gosto de ler livros de aventuras, as histórias da turma da Mônica", afirma. 

Vitória sente muito pelo que está acontecendo. Ela também pede para as pessoas ajudarem a multiplicar e não diminuir a quantidade de livros do local, assim o projeto não enfraquece.  

Para mais informações basta entrar em contato com o Marcelo pelo telefone (16) 99783-3470.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON