Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Moradores buscam pontos arborizados para passear e praticar atividades físicas

Confira algumas praças e parques que são opção e ajudam a trazer bem estar a população

| ACidadeON/Araraquara

Parque Pinheirinho é recanto natural em Araraquara. (Foto: Gabriela Martins/ACidade ON)
 

Bem estar. Essa é palavra chave de quem procura as praças de Araraquara. A presença de árvores, que traz o sombreamento e filtra a poluição do ar e sonora são benefícios citados pela bióloga e professora da Universidade de Araraquara (Uniara) Ana Carolina Marcandelli.  

"Todo mundo gosta de um lugar arborizado. Araraquara é uma cidade privilegiada, porque além das praças tem corredores como a Rua 5 (Voluntários da Pátria) que proporcionam este bem estar tão almejado. É ar puro, ar fresco e troca de energia com o verde, coisas que qualquer pessoa pode sentir de graça", afirma.  

Ana Carolina prossegue e diz que Araraquara tem lugares maravilhosos, onde a população pode sentir o poder da natureza.
No Parque Infantil, por exemplo, mais de 53 espécies de árvores foram encontradas em um recente estudo feito pela bióloga araraquarense Natália Carneiro. La foram mapeadas 640 árvores. 

Na Rua Voluntários da Pátria, os imponentes oitis importados em 1914 pelo então prefeito major Dario de Carvalho estão em bom estado de conservação e proporcionam aos araraquarenses uma das vistas mais belas da cidade, que quando completou 200 anos escolheu o Bulevar dos Oitis como seu cartão postal. 

O ACidade ON visitou estes e outros lugares em Araraquara onde a natureza dita as regras e que pode ser uma ótima opção para conhecer neste Dia da Árvore (21).  

Bulevard dos Oitis em Araraquara. (Foto: Gabriela Martins/ACidadeON)

- Parque Infantil
Localizado na Rua São Bento, no Centro de Araraquara, é um dos lugares mais frequentados por quem deseja fazer caminhada e estar em contato com a natureza. Além do espaço para caminhar, o Parque conta ainda com aparelhos para alongamento e ginástica. Localizado no Centro, acaba sendo um refúgio para quem quer respirar um ar mais fresco e fazer seus exercícios.

Os estudantes Daniel de Freitas Caires, 23 anos, e Eduardo Toledo Bonemer de Salve, 31 são frequentadores assíduos. "Eu tenho o costume de vir ao parque pelo menos quatro vezes por semana, pois é um local bem agradável e, quando a gente quer sair um pouquinho do sol, a gente acaba vindo pra cá, pois é um local bem fresco por conta das árvores", conta Daniel.  

Daniel e Eduardo são frequentadores assíduos do Parque Infantil, no Centro. (Foto: Gabriela Martins/ACidade ON)

- Praça da Independência/Bulevar dos Oitis
A Praça da Independência, localizada no Centro de Araraquara, exatamente na Avenida 15 de Novembro, conta com diversas espécies de árvores, em especial o pau brasil, tombada pelo patrimônio.  

As árvores da praça se encontram com as famosas árvores do bulevar dos Oitis, localizado na Rua Voluntários da Pátria (Rua 5) e é considerado um dos cartões postais de Araraquara.   

Praça da Independência, no Centro, é recanto de diferentes espécies de árvores. (Foto: Gabriela Martins/ACidade ON)

- Bosque do Botânico
Localizado no Jardim Botânico, o local tem uma trilha ideal para caminhadas ao ar livre, aparelhos para exercícios, parque e diversas atividades de lazer realizado pelo projeto Parque Vivo. O Bosque do Botânico atrai aqueles que gostam de se exercitar, mas não são fãs de locais fechados. Esse é o caso de do educador físico Carlos Eduardo Silva da Cruz, de 35 anos. 

"Gosto do espaço aberto, das árvores, gosto de fazer meus exercícios em locais abertos, não gosto de academias fechadas. É aqui que busco fazer minhas atividades. Aqui é mais refrescante que locais que não contam com árvores. Aqui é um espaço legal, onde as pessoas fazem piquenique, praticam esportes e trazem os filhos para brincar", afirma.   

Árvores proporcionam ambiente agradável para praticar exercícios. (Foto: Gabriela Martins/ACidade ON)

- Parque do Pinheirinho
O local conta com pista de caminhada, brinquedos, quiosques, piscina, campos de futebol, pista de kart, palco para shows e um grande lago, onde a dona de casa Elizabeth Amélia de Oliveira, 27 anos, costuma nadar e se divertir com as filhas e amigos. "A gente vem aqui para se divertir com as crianças. Aqui está limpo, com sombra e é divertido para as crianças brincarem. Aqui é mais fresquinho, por conta do lago e das árvores", conta.    

Luana gosta da tranquilidade da praça do Faveral. (Foto: Gabriela Martins/ACidade ON)

- Praça do Faveral
Luana Cristina Silva Rasteiro, 22 anos, monitora, diz gostar de ir à praça do Faveral por ser tranquila e bem arborizada. "Tem espaço para as crianças, quadra e uma energia muito boa. Gosto de vir aqui, sentar e conversar com alguém, para dar uma refrescada".

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON