Aguarde...
Voltar

cotidiano

60 mil eleitores ainda precisam fazer o cadastro biométrico

Quem não fizer a biometria terá o título de eleitor e o CPF cancelado, além de ter suspenso benefícios como o Bolsa Família

| ACidadeON/Araraquara

Cadastro biométrico é obrigatório em Araraquara (Foto: Denny Cesare/Código 19)
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que 60 mil eleitores de Araraquara ainda não fizeram o cadastro biométrico. O prazo termina em maio de 2020, mas os cartórios alertam para a quantidade de pessoas que ainda precisam fazer a atualização, já que em Araraquara a biometria é obrigatória.  

Quem não fizer a biometria terá o título de eleitor cancelado (não podendo participar de concursos públicos, por exemplo), o CPF suspenso e também pode parar de receber benefícios como o Bolsa Família e os pagamentos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).  

O analista judiciário do Cartório Eleitoral, Rodrigo Jardim Argentin, afirma que o eleitor não deve deixar para registrar a biometria apenas nos últimos dias, porque agora é possível agendar o procedimento pela internet e evitar filas nos cartórios eleitorais.  

Além do cartório, outros pontos de cadastro foram montados em Araraquara. (Veja a lista abaixo)  

A biometria é necessária como segurança do processo de votação, já que é uma "identidade inequívoca do eleitor" e impede que outra pessoa vote no lugar do eleitor ou que uma pessoa vote no lugar de um eleitor morto. O 1º turno das próximas eleições será realizado daqui a um ano, em 4 de outubro de 2020.

Onde fazer o cadastro biométrico em Araraquara:
Cartório da Alameda Paulista - 9h às 19h
Cartório da Rua Itália - 9h às 18h30
Prefeitura - 9h às 16h30
Shopping Jaraguá - 10h às 19h
Supermercado Savegnago da Mauricio Galli - 10h às 19h

Para fazer o cadastro, o eleitor pode comparecer a qualquer posto listado com um documento com foto e comprovante de endereço. Pode ou não ter horário agendado.


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON