Aguarde...
Voltar

cotidiano

Feira busca promover a ciência junto a estudantes de Araraquara

Evento, realizado pela Prefeitura e a Uniara, será no Cear, na próxima sexta-feira (18)

| ACidadeON/Araraquara

 

Coletiva na Prefeitura tratou sobre o projeto Ciência na Escola. (Foto: Divulgação/Secom)

Com objetivo de promover a ciência junto a estudantes da cidade de Araraquara, a Prefeitura, em parceria com a Universidade de Araraquara (Uniara), realiza, na próxima sexta-feira (18), a "I Feira Ciência na Escola". O evento, que ocorre entre 8h30 e 15h30, será no Centro de Convenção e possui apoio da EPTV, ACidade ON e CBN Araraquara.  

Ao todo, 200 estudantes, 40 professores e 40 assessores - cada grupo com cinco alunos e um professor - científicos trabalharam, desde o início deste ano, na produção de 40 trabalhos em diferentes eixos do conhecimento. Segundo o coordenador do curso de pós-graduação de Biotecnologia da Uniara e coordenador geral do evento, professor doutor André Capaldo Amaral, as escolas puderam definir as pesquisas.  

"São ao todo 17 escolas que estão participando, algumas com uma quantidade maior de projetos. O objetivo agora é buscar com que a população de Araraquara se interesse e visitem a Feira para poder prestigiar o que vem sendo desenvolvido", disse, reforçando o convite para que participem da Feira no Cear.   

Na sexta-feira, além da Feira, haverá uma palestra motivacional e atrações culturais - mágico lançamento de foguetes, experiências e música. Depois, através da parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) cinco trabalhos serão premiados com bolsas de iniciação científica. Os demais receberão diplomas.  

Os trabalhos abrangem as Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas e da Saúde; Engenharias e Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes ou Inovação e Empreendedorismo.   

Coletiva na Prefeitura tratou sobre o projeto Ciência na Escola. (Foto: Divulgação/Secom)

Para a secretária da Educação, Clélia Mara Santos, a Feira vem no sentido de aproximar a escola do caminhar científico. Ao todo, cinco unidades de ensino municipais participaram do projeto, o que, em sua análise, pode colaborar com o projeto pedagógico já desenvolvido.  

Já o prefeito Edinho Silva (PT) defende a realização de mais Feiras Científicas na cidade. Segundo ele, o evento é maior do que imaginam, pois chama para a Iniciação Científica. "Nasce agora e tem que ter todo ano. Parceria consolidada para que vire tradição, um evento anual e reforce a pesquisa que já é feita na escola pública", finaliza.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON