Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Empresa Paulista Júnior ajuda a inserir estudantes no mercado de trabalho

Nos últimos cinco anos a Empresa Junior contabilizou 50 clientes e projetos.

| ACidadeON/Araraquara

Empresa Paulista Júnior ajuda a inserir estudantes no mercado de trabalho (Foto: Milton Filho)
Com o mercado de trabalho mais competitivo e exigente, estudantes da Unesp encontraram na Empresa Paulista Júnior uma forma de se inserir no mercado de trabalho. Embora, não sejam remunerados, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades que não teriam na faculdade de economia e administração pública, por exemplo. Nos últimos cinco anos, foram mais de 50 projetos desenvolvidos, nas áreas de pesquisas de mercado, audiência e eleitorais, além de trabalhos voltados a gestão financeira.  

A estudante de economia da Unesp de Araraquara, Letícia Aparecida de Oliveira Prado, de 21 anos, encontrou na Empresa Paulista Junior uma forma de estar no mercado de trabalho, mesmo ainda cursando a faculdade. Na empresa, ela não é remunerada, mas, para a estudante, a experiência é o que mais conta.  

"Temos uma vivencia empresário, que é o que ela prega. A gente acaba tendo uma ausência na graduação disso. A Paulista acaba exigindo um pouco de tempo da gente, mas temos um retorno de experiência, que não teríamos na graduação", destaca.  

A Empresa Paulista Junior não tem fins lucrativos. É uma associação administrada por alunos dos cursos de economia e administração pública da Unesp, mas com participação de outros cursos da universidade, como letras e ciências sociais. Atualmente, 20 estudantes participam da elaboração de projetos, que são supervisionados pelo corpo docente.  

O presidente da Paulista Junior, o estudante de administração pública, Marco Antônio Corso, destaca que os membros chegam mais preparado no mercado de trabalho após a experiência na empresa.  

"Todas essas situações que a gente convive no dia-a-dia traz uma experiência maior e nosso membro chega mais capacitado e preparado para o mercado de trabalho, por ter enfrentado diversos desafios durante a graduação", explica o estudante.  

Ao longo de 27 anos, a empresa desenvolve pesquisas de mercado, audiência e eleitorais, além de trabalhos voltados a gestão financeira. Hoje, há 9 projetos em andamento, em diversas áreas, e de diversas cidades da região. Os trabalhos são pagos e todo recurso é investido nos custos da empresa e na capacitação de seus membros.  

Os projetos têm, em média, 30% do valor de mercado. O que torna a empresa mais acessível. "Isso traz uma vantagem competitiva para os micro e pequenos empreendedores, que não tem condições de bancar uma consultoria ou pesquisa para alavancar seu negocio sênior. Então, por estar na administração pública e economia, a gente tem desde comerciantes antigos da cidade, novos empreendedores e até político da região", conta.  

Nos últimos cinco anos a Empresa Junior contabilizou 50 clientes e projetos.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON