Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Sócrates realiza o sonho de entrar para a universidade

Mesmo diante de muitas dificuldades, Sócrates sempre acreditou que era possível alcançar o sonho de estudar na Unesp

| ACidadeON/Araraquara

Entre as coisas que Sócrates mais gosta de fazer está a leitura (Foto: Fernanda Manécolo/ACidadeON)
 
Entrar na universidade é um sonho, uma conquista e chegou a hora de Sócrates da Rocha Santana, de 33 anos, comemorar. Depois de cinco anos estudando no Cursinho Popular de Araraquara (Cuca), ele foi um dos aprovados para Administração Pública, na Universidade Estadual Paulista (Unesp). 

De família pobre, Sócrates estudou a vida toda em escola pública e no cursinho não foi diferente. Morador do bairro Jardim das Paineiras, nunca teve dinheiro para o transporte escolar ou material e andava uma hora e meia até chegar ao Cuca, que fica no Centro. Detalhe: carregando um caderno e uma caneta em uma sacola plástica de supermercado. "Falavam que eu não podia, que eu nunca iria conseguir, mas eu acreditei", diz.  

Sócrates enfrentou muitas dificuldades para chegar onde está, mas ressalta que agora, na universidade, o objetivo é "aprender para conquistar um espaço no mercado de trabalho".  

Ele sonha em trabalhar na área da cultura, tem curso de teatro e sempre quis ser artista. Tem também curso que garçom, que fez com o objetivo de conseguir um emprego, mas isso nunca aconteceu. "Já mandei currículo, mas nunca fui chamado para uma entrevista de emprego", diz ele.  

Com dificuldades motoras, Sócrates tem um problema no pé e também nas mãos, que atrapalha sua escrita. "Ele lê muito bem, coordena as ideias, mas às vezes é difícil, entender o que escreve. Ele escreve com dificuldades", explica a professora de redação do Cuca, Rebeca Buéndia.  
 
 
Alegria
Quando viu seu nome na lista de convocados para fazer a matrícula na universidade, Sócrates não acreditou. "Achei que fosse molecagem, alguém querendo me enganar".  

É verdade! Suas aulas começam em março. Sócrates está reunindo os documentos para ingressar na Unesp. "A notícia que eu passei na universidade foi surpreendente. Estou muito feliz", diz.  

Ajuda
Os professores do Cuca organizaram uma vaquinha online para ajudar Sócrates. "Ele precisa de material escolar, tênis, uma verba para se alimentar na faculdade. Nossa intenção é ajudar ele neste começo que deve ser de muitas mudanças", diz Aline Almeida Costa, coordenadora do Cuca.  

Quem quiser ajudar pode acessar o link.

Mais do ACidade ON