Aguarde...

cotidiano

Diagnóstico é o começo do tratamento de doenças pulmonares

Médico afirma que descobrir a doença e parar de fumar são os primeiros passos para o tratamento destas doenças pulmonares

| ACidadeON/Araraquara

Doenças pulmonares atingem principalmente fumantes (Foto: Reprodução)
 
A aposentada Rosa Maria de Capua, de 71 anos, fumou durante um bom tempo. Com canseira e falta de ar, ela descobriu que estava com bronquite.  "Sempre fui muito alérgica e tudo me atacava, Hoje parei de fumar, faço tratamento e estou melhor", diz ela.

Uma das doenças que mais atingem os brasileiros, acima de 40 anos e que são fumantes é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), também conhecida como bronquite e efisema. Neste dia 18 de novembro é o Dia de Combate à Doença Pulmonar. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, causada pelo cigarro, atinge mais de sete milhões de brasileiros e é responsável por mais casos de internações do que a hipertensão arterial.

O médico pneumologista Flavio Arbex, explica que o cigarro é responsável pela imensa maioria dos casos. A constante exposição a elementos irritantes, como poeira, poluentes do ar e vapores químicos, também pode contribuir para o aparecimento da doença.

"Geralmente, o primeiro sintoma é uma discreta falta de ar, mas com o passar do tempo, a falta de ar vai se tornando mais intensa e é provocada por esforços cada vez menores. Nas fases mais avançadas, a falta de ar se manifesta mesmo com o doente em repouso e agrava-se muito diante das atividades mais corriqueiras", explica. 

Ter o diagnostico da doença o mais rápido possível é essencial, segundo o médico. "Como os sintomas podem não ser indicativos da extensão do dano respiratório, é fundamental realizar exames para avaliar a capacidade ventilatória pulmonar". 

O tratamento principal é parar de fumar e aliado a isso existe medicações que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida. "Também temos a realização cardiopulmonar que é feita com a ajuda de terapeutas".


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON