Publicidade

cotidiano

Mês da Cidadania LGBTQIA+ tem início em Araraquara

Atividades contam com 5 mesas com temas debatidos por profissionais e o encerramento será no dia 24 com a realização digital da 12ª Parada do Orgulho LGBTQIA+

| ACidadeON/Araraquara -

 

Centro de Atenção a Diversidade Sexual tem previsão de ser inaugurado em julho deste ano (Foto: Pixabay).
Mês terá a 12ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ no formato digital (Foto: Pixabay).

 

Começa nesta quarta-feira (13) as atividades do Mês Municipal da Cidadania LGBTQIA+, com término no dia 24 de outubro quando será realizada a 12ª Parada do Orgulho LGBT.  

As atividades gratuitas serão realizadas digitalmente, presencialmente e também de forma híbrida  e os interessados podem escolher as formas de participação.  

A programação diversificada e representativa conta com palestras, rodas de conversas com especificidades necessárias, mesas de debate, além de ser finalizada com a exibição da 12ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+.  

Vale destacar que o Mês Municipal da Cidadania LGBTQIA+ foi instituído por meio da Lei Municipal 8546/2015 e implementada pela gestão da Assessoria Especial de Políticas LGBTQIA+ de 2017-2020. 

TEMAS

As primeiras atividades da programação terão temas específicos a serem debatidos em mesas compostas por profissionais da área.  

Os temas serão: "Saúde LGBTQIA+ - um olhar interseccional" (dia 13, às 18h30, evento digital realizado em parceria com o Sesc Araraquara), "Prevenção e redução de danos" (dia 14, às 19h, no Centro de Referência LGBTQIA+ ou pela internet), "O T da questão" (dia 15, 19h, no Centro de Referência LGBTQIA+ ou pela internet), "A importância do direito à Diversidade" (dia 16, 15h, evento digital realizado em parceria com o Coletivo MaisPlural) e "Mulheridades LBT" (dia 18, 18h30, no Centro de Referência LGBTQIA+ ou pela internet).

A programação digital poderá ser acompanhada pelo Facebook do Conselho Municipal LGBT de Araraquara (https://www.facebook.com/COMLGBT); já as atividades presenciais serão realizadas no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ "Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano" (Xuxa), localizado à Av. Espanha, 536, no Centro de Araraquara.

"O Mês Municipal da Cidadania LGBTQIA+ é importante em razão de temas considerados que trazem aspectos específicos da população LGBTQIA+. Precisamos ter em mente que existem necessidades dentro e fora da Comunidade que precisam ter voz, como particularidades referente à saúde, educação, segurança, etc. E, debater tais questões sob o viés da identidade de gênero e orientação sexual, não de nota privilégios e, sim, expõe a exclusão sistêmica que tal população é submetida, havendo ser necessária reparação por meio da luta da pauta e do pleitear de Direitos", comenta Erika Matheus, coordenadora de Políticas LGBTQIA+.

12ª PARADA DO ORGULHO LGBTQIA+
Para finalizar a programação, no dia 24 será celebrada a 12ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de maneira digital, a partir das 13 horas. 

O evento online será realizado pela COPO, (Comissão Organizadora da Parada do Orgulho LGBTQIA+) e demais coletivos envolvidos em parceria com a Prefeitura Municipal de Araraquara e o Governo do Estado de São Paulo.  

Este ano, a comissão da Parada ganhou o edital do Mais Orgulho do Estado de São Paulo.

A Parada apresentará o tema "Em defesa da vida, da família, da diversidade religiosa e pelo Estado laico" e irá reunir um elenco diversificado da região de Araraquara para, através da arte, realizar um debate de gênero e sexualidade.  

Participam: Blair, Bruno Caldeira, Ellyn Top, Jenny, Ju Fernandes/Sabrina Rocco, Lara Mullers, Lígia Maria/ Leandro di nizo, Luna Dee, Maya Montinegro, Optcha Vrá, Paulo Junior, Peppy Typer, Polyanna Cobban, Storm Drag Queen e Yagô Devil; além dos DJS: Marcus, Raíssa Assunção, Ulisses Philippelli e Will. As apresentações ficam por conta de: Ana Emília & Sarah Trajanovich, Málaga e Wilton.

Vale destacar que a abertura do Mês poderá ser acompanhada também pelo Canal do Youtube da Prefeitura de Araraquara (www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial).

Já a 12ª Parada poderá ser acompanhada também pelos canais da Prefeitura de Araraquara no Facebook (https://www.facebook.com/prefeituraararaquara) e Youtube (https://www.youtube.com/prefeituraararaquaraoficial), além do canal no Facebook do Conselho Municipal LGBT de Araraquara (https://www.facebook.com/COMLGBT).

PROGRAMAÇÃO

13/10 (quarta-feira)

- 18h30: Abertura e Mesa de debate: "Saúde LGBTQIA+ - um olhar interseccional"

Evento online realizado em parceria com o Sesc Araraquara

https://www.facebook.com/COMLGBT

www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial

14/10 (quinta-feira)

- 19h: Mesa de debate: "Prevenção e redução de danos"

Evento híbrido: Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ (Av. Espanha, 536 - Centro) ou https://www.facebook.com/COMLGBT

15/10 (sexta-feira)

- 19h: Roda de conversa: "O T da questão"

Evento híbrido: Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ (Av. Espanha, 536 - Centro) ou https://www.facebook.com/COMLGBT

16/10 (sábado)

- 15h: "A importância do direito à Diversidade"

Evento online realizado em parceria com o Coletivo MaisPlural - Facebook https://www.facebook.com/maispluralararaquara

18/10 (segunda-feira)

- 18h30: roda de conversa: "Mulheridades LBT"

Evento híbrido: Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ (Av. Espanha, 536 - Centro) ou https://www.facebook.com/COMLGBT

24/10 (domingo)

- 13h: Exibição da 12ª Parada do Orgulho LGBTQIA+

Evento online realizado pelo coletivo MaisPlural, COPO em Parceria com a Prefeitura Municipal de Araraquara e Governo do Estado de São Paulo







Mais notícias


Publicidade