Aguarde...

cotidiano

Araraquara compra 20 novos respiradores para atender demanda

Aparelhos ainda não chegaram, mas devem ser usados em UTIs que podem ser abertas tanto na Santa Casa como no HEAB

| ACidadeON/Araraquara

Ventiladores pulmonares são usados no tratamento de pacientes graves da covid-19 (Foto: Reprodução)
 
Entre as medidas que Araraquara está tomando para enfrentar a pandemia do novo coronavírus está a compra de 20 novos ventiladores pulmonares, conhecidos popularmente como respiradores. A intenção é abrir novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) tanto na Santa Casa como no Hospital Estadual de Américo Brasiliense (HEAB), segundo informação da secretária da Saúde, Eliana Honain.

"Já foi solicitado novos respiradores para dar conta da demanda, mas estamos dependendo do mercado entregar isso pra gente", diz ela.

A Saúde tem possibilidade de abrir 20 novos leitos de UTI 10 na Santa Casa e 10 no HEAB. Mas, para isso, precisa dos novos equipamentos. "Ressaltamos ainda que a Santa Casa e o HEAB não são exclusivos de Araraquara e atendem também a demanda regional, através do CROS [Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde]", afirma Honain.

Situação atual
Em Araraquara, atualmente há 32 ventiladores pulmonares na rede municipal de saúde, sendo 20 na Santa Casa, nove na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e três na Gota de Leite. Todos podem ser usados para atender aos pacientes com complicações da covid-19.

No HEAB são mais 10 respiradores. Honain ressalta ainda que há UTI no sistema privado de saúde, que atende hoje 40% da população de Araraquara, porém, ela não sabe estimar a quantidade de respiradores.

Honain diz ainda que o governador João Dória (PSDB) prometeu liberar recursos para os municípios para ajudar nesta reestruturação da área da saúde.

Mais do ACidade ON