Aguarde...

cotidiano

Araraquara fará teste rápido para detectar nível de contágio

Será feito uma pesquisa por amostragem que começa pelos profissionais da saúde, objetivo é detectar contágio da covid-19

| ACidadeON/Araraquara

Araraquara começa testes rápidos na semana que vem (Foto: Reuters/Lindsay Wasson/Agência Brasil)
 
Araraquara fará testes rápidos de coronavírus a partir da próxima segunda-feira (26). O objetivo é saber o nível de contágio da doença na população.  

O levantamento é uma parceria entre a Prefeitura e a Centro Universitário de Araraquara (Uniara), e será realizado através de amostragens. 

"Vamos começar pelos trabalhadores da linha de frente, depois da segurança pública e da limpeza pública, como orientação do ministério da saúde e idosos", explica a secretária municipal da Saúde Eliana Honain.  

Segundo a secretária, após este primeiro grupo, seguem os testes em toda a população através de recortes geográficos.  

A universidade vai realizar os testes por punção venosa, ou seja, por meio da extração de sangue.  

O teste rápido de covid-19 é capaz de detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são produzidos pelas células de defesa pelo corpo humano contra o SARS-CoV-2 após o contato com vírus.  

O Ministério da Saúde recomenda que os testes comecem pelos profissionais da saúde, e que o procedimento também seja feito em pessoas sintomática.

Atualmente a cidade tem 164 casos confirmados da doença e já testa os pacientes com sintomas que procuram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier diariamente.

Mais do ACidade ON