Aguarde...

cotidiano

"O vírus está circulando de forma preocupante", diz Eliana Honain

Secretaria municipal de Saúde reforça a importância do isolamento social, principalmente do grupo de risco

| ACidadeON/Araraquara

Aumento no número de casos positivados preocupa autoridades de saúde (Foto: Amanda Rocha)
 
O Comitê de Combate ao Coronavírus alerta nesta quinta-feira (30) que o coronavírus está circulando em Araraquara "de forma preocupante" e por isso, o isolamento social é a maneira mais eficaz de evitar o contágio e não sobrecarregar o sistema de saúde.  

A secretária municipal da saúde Eliana Honain afirma que nesta quinta-feira, 31% das amostras enviadas para o laboratório foram positivadas e o índice acende um sinal de alerta.  

"Estamos entre 15% e 20% de confirmações e agora, 31%. O vírus está circulando de maneiro preocupante e estamos em estado de alerta, as pessoas precisam entender que precisam ficar em casa e só sai quem tiver extrema necessidade", reforça.  

"Independentemente da classificação do DRS [Diretoria Regional de Saúde] no Plano São Paulo e das novas regras e flexibilizações decorrentes da fase amarela, o grupo de risco da covid-19 deve permanecer em isolamento social. É grande o número de idosos que estão circulando pela cidade, fato que nos preocupa demais", diz Honain.

CUIDADOS
Da mesma forma, é fundamental o uso de máscaras, a higienização frequente das mãos e o cuidado com o distanciamento de pelo menos 1,5 metro, por quem precisa sair para trabalhar.

"O setor econômico também deve continuar fazendo sua parte, cumprindo rigorosamente os protocolos sanitários", diz ela.

"O vírus está circulando na cidade de forma preocupante e, mesmo com toda a estrutura montada na Saúde para atendimento médico, somente com a conscientização e participação de todos nos cuidados pessoais e coletivos, será possível conter a transmissão", afirma.

Mais do ACidade ON