Aguarde...

cotidiano

Levantamento mostra que 24% dos contaminados estiveram em festas

Encontros familiares preocupam autoridades de saúde, principalmente com a chegada o Dia dos Pais

| ACidadeON/Araraquara

Reuniões de família têm sido 'foco de contaminação' da covid-19 (Foto: Ilustração)
 
Um levantamento realizado junto com os positivados com covid-19 em Araraquara mostra que 24% dos doentes estiveram em festas e reuniões familiares, onde pode ter ocorrido o contágio.  

E o caso de um pedreiro de Araraquara, que preferiu não se identificar. Ele e a esposa ficaram doentes. Antes de manifestarem os primeiros sintomas, estiveram com os pais dele, que também acabaram contraindo a doença. "Não foi uma festa, mas eles vieram na minha casa", diz ele. Depois disso, os pais estiveram com os tios, que agora também estão doentes. Ao todo, 11 pessoas da mesma família estão com sintomas de covid-19.  

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, que compõem a investigação epidemiológica dos casos, dos 1.222 entrevistados, 295 ou 24% afirmaram ter participado de festas e eventos sociais nos 15 dias que antecederam os sintomas da covid-19 e 891, ou 73%, disseram que não. Outros 36, ou 3%, não informaram.  

Os 1.222 pacientes também foram questionados se utilizaram transporte público: 206, ou 17%, disseram que sim e informaram qual linha haviam utilizado mais recentemente, e 1.016, ou 83%, afirmaram que não fizeram uso de transporte público.  

Questionadas se frequentam academias, das 1.222 pessoas, 73, ou 6% disseram que sim, informando o nome das academias em que estiveram, e 1.149, ou 94%, afirmaram que não.  

Em relação a vacina, do total de 1.222 positivados, 490, ou 40%, disseram que sim, tomaram a vacina da gripe de 2020 e 732, ou 60%, disseram que não.  

"Estas entrevistas são realizadas continuamente e os resultados preliminares reforçam a preocupação do Comitê com o relaxamento da população em relação ao isolamento social, principalmente nos finais de semana, quando ocorre grande parte das reuniões e encontros familiares", afirma a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain.  

PREOCUPAÇÃO
Datas comemorativas, como o Dia dos Pais, neste próximo domingo, é sempre um momento de descuido com as medidas de prevenção e de risco de contágio. "O alerta é para que evite aglomerações e encontros e que os cuidados com a higiene, como lavar as mãos e usar a máscara, sejam redobrados", reforça.





Mais do ACidade ON