Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

divirtase

Cine LGBT faz exibição no Paço Municipal nesta quinta (28)

Atividades no Paço Municipal começarão às 12 horas

| ACidadeON/Araraquara



A programação do Mês do Orgulho LGBT (LGBTQIA+) realizada pela Assessoria de Políticas Públicas LGBT destaca a sétima arte nesta quinta-feira (28) com a exibição do filme "Stonewall, onde o orgulho começou". A exibição será no Paço Municipal, às 19 horas, gratuitamente para todos interessados.

Antes disto, a partir das 12 horas, a Assessoria de Políticas Públicas LGBT irá disponibilizar um estande no Paço, a fim de realizar ações de atendimento ao público LGBT. Registro de denúncias LGBT, encaminhamentos, distribuição de materiais informativos e exposição fotográfica da Revolta de Stonewall estão na programação.

O filme "Stonewall, onde o orgulho começou" é uma produção de 2015, dirigida por Roland Emmerich, que conta a história do jovem Danny no fim dos anos 60, quando ele sai do interior para Nova York, após ser expulso pelo pai por ser gay. Danny vai parar na Rua Christopher, onde é acolhido por um grupo LGBT e vivencia a violência e repressão da polícia.

O adolescente começa a descobrir novas ideias políticas e as dificuldades da vida adulta, às vésperas da rebelião de Stonewall, quando lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros enfrentaram a polícia de Nova York. A rebelião de Stonewall culminou no início do movimento organizado e a Parada do orgulho LGBT que, depois, se espalhou por todo o mundo.

O elenco de "Stonewall, onde o orgulho começou" apresenta: Jeremy Irvine, Jonny Beauchamp, Jonathan Rhys Meyers entre outros.  

Para a assessora de Políticas Públicas LGBT, Filipe Brunelli, "exibir Stonewall é resgatar nossa história, é fazer acender a chama da militância e do empoderamento, é saber que, às vezes, a mudança e o progresso estão apenas a um tijolo de distância".

Mais atividades  

A assessora lembra que a programação do Mês do Orgulho LGBT apresenta ainda, até 31 de junho, a instalação audiovisual "Desviante", de Marko Dallabrida, participante da programação do XV Território da Arte de Araraquara, no MIS Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari. A partir de um processo de autoconhecimento e memória, o artista expõe por meio de autorretratos, videoarte e instalação de áudio, suas questões e experiências em relação ao que lhe foi dado como feminino, e suas angústias desencadeadas pela opressão machista e homofóbica.

Também, Filipe convida as pessoas LGBTQIA+ de Araraquara, a participarem nesta sexta-feira, dia 29, da composição e eleição da comissão da Parada Oficial do Orgulho LGBTQIA+. A atividade será realizada na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, a partir das 19 horas.  

"Em Araraquara, desde o ano passado, a Parada do Orgulho LGBTQIA ganha tom político, resgatando a ideia de uma Parada sem donos, mais sim uma Parada construída por todxs LGBTQIA+ de Araraquara", explica. "Faremos uma Parada que, de fato, traga a questão do empoderamento político social dos indivíduos marginalizados por essa sociedade heterocisnormativa", justificou.  

O Paço Municipal está localizado à Rua São Bento, 840, enquanto a Casa da Cultura fica na mesma rua, no número 909 ambos no Centro de Araraquara.


SERVIÇO:

28/06 19h - Cine LGBT: "Stonewall, onde o orgulho começou" Local: Paço Municipal (Rua São Bento, 840 Centro)

29/06 composição e eleição da comissão da Parada Oficial do Orgulho LGBTQIA+ - Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 Centro)

Até 31 de junho: exposição "Desviante" Local: MIS (Casa da Cultura - Rua São Bento, 909 Centro)

Grátis

Veja também