Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

divirtase

Exposição conta a história de Frederico de Marco, cientista araraquarense que fez chover

A exposição na Câmara traz um material inédito que pertence ao acervo da família

| ACidadeON/Araraquara

Doutor Frederico de Marco, cientista araraquarense que fez chover na década de 40

Parte da história do médico e cientista araraquarense Frederico de Marco, que viveu entre 1885 a 1960, está em exposição na Câmara Municipal de Araraquara, com entrada gratuita.  

Frederico de Marco ficou conhecido como "Manda-Chuva". Sua maior façanha foi ter subido em um avião em um dia ensolarado do ano de 1940 e ter feito chover, após jogar sais, preparados por ele próprio, por cima das nuvens. O acontecimento ficou registrado em uma placa de bronze que ainda existe no Aeroporto Estadual Bartolomeu de Gusmão, de Araraquara. Frederico de Marco, também foi um dos pioneiros na transmissão de energia elétrica sem fio, tendo Araraquara como cenário.  

A exposição na Câmara traz um material inédito que pertence ao acervo da família, como fotos, um medalhão de bronze, relógio de bolso, abotoaduras e manuscritos.  

O evento lembra ainda que no dia 29 de novembro de 2018 completou-se 67 anos que a Câmara deliberou vinte mil cruzeiros ao cientista para as suas experiências de chuvas artificiais, o que lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Nobel de Física, marcando o início do assunto que hoje mais se debate no mundo: clima.  

Segundo o curador da exposição, Ronesier Corrêa, mais de 40 países, incluindo as maiores potências bélicas do planeta, utilizam a patente oficial do Dr. Frederico De Marco para manipulação climática em larga escala, inclusive tendo sido usada oficialmente como arma bélica pelos EUA durante a Guerra do Vietnã. E é utilizada também com outras finalidades, como na final da Copa do Mundo da Rússia, quando a técnica foi aplicada no jogo da final, fazendo a chuva prevista para aquele dia, ser precipitada em outro local, para que não ocorresse no estádio.  

A exposição "Dr. Frederico De Marco O Manda Chuva" acontece até o dia 21 de dezembro, no saguão da Câmara Municipal de Araraquara, que fica na Rua São Bento, 887, Centro, e funciona de segunda a sexta, das 09h às 18h.


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook