Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

divirta-se

Mês do Índio terá documentário e música no Sesc de Araraquara

Abril indígena mostra a história de dois sobreviventes; veja a programação

| ACidadeON/Araraquara

"Piripkura" é um documentário sobre as expedições do indigenista Jair Candor para encontrar dois remanescentes da tribo Piripkura (Foto: Divulgação)
O Dia do Índio é comemorado no Brasil no próximo dia 19 de abril e prestando homenagem, o Sesc de Araraquara traz diversos eventos para marcar e relembrar a história.  

Primeiro terá a exibição do documentário Piriptuka. É a história de dois índios nômades do povo Piripkura sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área ainda protegida no meio da Floresta Amazônica. Jair Candor, servidor da FUNAI, acompanha os dois índios desde 1989. Ele realiza expedições periódicas, muitas delas acompanhado por Rita, a terceira sobrevivente Piripkura, monitorando vestígios que comprovem a presença deles na floresta, a fim de impedir a invasão da área. Packyî e Tamandua vivem com um facão, um machado cego e uma tocha. Este filme aborda as consequências de uma tragédia e revela força, resiliência e autonomia.  

Após a exibição ocorrerá debate com um dos diretores e com a antropóloga Hanna Limulja sobre povos indígenas em isolamento. O documentário será no próximo dia 11, às 20h.  

No dia 24, as 20h, Olivio Jesupé e seu filho Kunumi MC mostram a importância dos indígenas contarem sua própria história através da literatura. Kunumi vai além e, em Guarani se apropria da linguagem do rap para expressar as histórias de seu lugar no mundo.  

Serviço:
Abril Indígena, no Sesc de Araraquara, participação gratuita
- Exibição do documentário Piripkubra, quinta-feira (11), às 20h.
- A literatura e o rap como instrumentos de conscientização, quinta-feira (24), às 20h.


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook