Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

divirta-se

"Projeto Criancices" é destaque neste final de semana no Sesc

Sesc Araraquara celebra o dia dedicado às crianças com uma programação gratuita, para toda a família

| ACidadeON/Araraquara

 

Música Trupe Trupé está no Projeto Criancices que leva música, arte e contação de histórias no Sesc (Foto: Allana Morais)
 

Neste final de semana, nos dias 12 e 13 , o Sesc Araraquara celebra o Dia das Crianças com uma programação especial: oficinas, espetáculo, contação de histórias e muitas brincadeiras. Com atividades lúdicas, despertando a imaginação e a criatividade, e tendo o brincar como a prioridade do momento, o projeto se destaca também por "transportar" os participantes para um tempo no qual não exista pressa.

O sábado (12) começa às 10h, com o Cortejo "Histórias para Navegar", pra dar o tom, pra alegrar e reunir a turma. Ao meio dia e meia tem novamente a intervenção: Andreia Lopes e Janaina Brizola conduzem um barco-livro que ao encontrar as crianças e suas famílias, farão um convite, a pesca de livros. Outras atividades que estão na programação do Criancices: a contação de história "Contos da América Latina", com a Cia O Curioso, apresenta histórias recheadas de mistério que compõem o imaginário dos povos e culturas do nosso continente.

Oficinas de desenho e confecção de máscaras, com a educadora Giovanna Campanholi também integram a programação. "Redesenhando Nazca": as linhas de Nazca são geoglifos (grandes desenhos feitos no chão), encontradas no deserto de Nazca, Peru. Na oficina serão investigadas as possibilidades e palpites sobre quem, quando e porque estas figuras enormes foram parar ali e o público criará sua própria mensagem misteriosa no deserto. "Máscaras festivas dos povos latinos" celebram a ancestralidade e a cultura dos povos originários, que em seus rituais e festividades utilizavam máscaras. Nesta oficina os participantes construirão uma máscara com a base em origami.

As atividades também contemplam os bem pequeninhos. O Projeto Fio da Meada traz a vivência "Um canto em acalanto embalo de todos os povos". Acalantos, brincadeiras e cantigas dos povos e culturas da América Latina. O mesmo grupo também apresenta vivência com brincadeiras presentes no cancioneiro infantil brasileiro e de outros países da América Latina, corruptelas e variações decorrentes do convívio entre diferentes culturas.

Era uma vez... O grupo Colar de Lina propõe oficinas artísticas e culinárias que combinam contos tradicionais, culinária típica, fazer manual e brincadeiras, apresentando a diversidade cultural do mundo de maneira leve e divertida. O México é o país escolhido nesta edição. E, claro, não poderiam ficar de fora as cantigas de roda, que serão ofertadas pela contadora de histórias Tatiana Sá.

Os destaques da programação são o espetáculo Ciranda das Flores e o show com a banda Trupe Trupé. No primeiro, uma jardineira e um semeador trabalham juntos, sem coragem de declarar seu amor um para outro. Um dia, acabam brigando por causa de um cacto. A partir daí, muitas surpresas e muitos mistérios acontecem, misturando sonho e realidade. Já no show com a Trupe Trupé, o repertório é baseado no primeiro disco autoral - Olha só quem vem chegando!- e outras surpresa. Um show divertido e rico em elementos da nossa cultura brasileira que agrada, não só as crianças, mas sim, toda família.

Toda a programação é gratuita. Outras informações sobre as atividades podem ser conferidas no Portal do Sesc ou pelo telefone (16) 3301- 7500.

Serviço
Projeto Criancices
De 12 e 13/10
Sesc Araraquara
Atividades Gratuitas
Livre

Dia 12, sábado
10h e 12h30 Cortejo Histórias para Navegar Diversos espaços da unidade
10h Oficina Redesenhando Nazca Hall de Entrada *
11h30 Contos da América Latina - Garimpo
14h Oficina Máscaras Festivas dos Povos LAtinos - Hall de Entrada **
14h Vivência Um Canto em Acalanto Tapete de Leitura
14h Oficina Era uma Vez Convivência Externa
15h Vivência Brincando na Roda Garimpo
16h Espetáculo Ciranda das Flores - Convivência

Dia 13, domingo
10h Oficina Redesenhando Nazca Hall de Entrada *
14h Oficina Máscaras Festivas dos Povos LAtinos - Hall de Entrada **
15h Contos da América Latina - Garimpo
14h Vivência Eu Brinco, Tu Brincas, Nós Brincamos Tapete de Leitura
16h Show com Trupe Trupé - Convivência

Inscrições no local, com 30 minutos de antecedência.
A partir de 5 anos, com acompanhamento de responsável.

 Inscrições na Central de Atendimento.
A partir de 5 anos, com acompanhamento de responsável.


Mais do ACidade ON