ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

Economia

Metade dos contribuintes ainda não fez a declaração de Imposto de Renda

O prazo para acertar as contas com a Receita Federal termina no dia 30 de abril

| ACidadeON/Araraquara

Imposto de renda deve ser entregue até 30 de abril
 
A 8 dias do fim do prazo para a declaração do Imposto de Renda, pelo menos metade dos contribuintes ainda não "acertaram as contas com o Leão". Em Araraquara a estimativa é que 51 mil contribuintes prestem contas, mas até agora, apenas 25 mil fizeram, 49% do total, segundo informações da Receita Federal.

Para preencher a declaração, é preciso baixar o programa gerador no site da Receita Federal. Clique aqui para baixar.

Se preferir, o contribuinte pode prestar contas por meio de aplicativos em tablets e smartphones.

No estado de São Paulo, quase 5 milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com o fisco. O prazo termina no dia 30 de abril às 23h59.

Quem não cumprir o prazo paga multa. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo não pode passar dos 20% do imposto devido.

Uma das dicas é fazer a declaração mesmo que incompleta dentro do prazo e depois fazer uma retificadora.

Última hora
Para o aposentado Antônio de Almeida Silva Filho declarar O IR é um compromisso que o aborrece "Mexer com isso não me dá o mínimo prazer, pelo contrário me dá um desconforto. A gente vai protelando, a semana que vem eu levo, depois eu vou fazer", disse.  

Mas ele sabe que se deixar para a última hora pode ter problemas. "Se caso tiver alguma dificuldade, algum documento esquecido, com tempo é melhor para correr atrás de tudo", finaliza.


Veja também