Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

Economia

Araraquara e outras quatro cidades da região têm aumento de 200% na geração de emprego

Números correspondem ao saldo positivo registrado no primeiro bimestre de 2019 se comparado ao mesmo período do ano passado.

| ACidadeON/Araraquara

Tecnologia da informação movimentou empregos em Araraquara Foto: Fábio Souza/EPTV

Nos dois primeiros meses de 2019, Araraquara registrou aumento no número de vagas de trabalho, se comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Neste ano, foram 2.627 novos postos, contra 912 no ano passado. Apenas em Araraquara, foram gerados 879, com destaque para o setor de serviços movido por empresas de tecnologia da informação.

Demanda grande
Em uma empresa de fabricação de softwares para o setor público e privado, três funcionários foram contratados nesse ano. Segundo o gerente João Gabriel de Abreu, a expectativa é contratar pelo menos mais 39 funcionários até o final de 2019.

"Hoje a área de TI está crescendo muito. Para você ter uma ideia, nós temos mais vagas que profissionais na área, então a demanda está muito grande, os clientes estão vindo para cá e também empresas das capitais estão se instalando em Araraquara", contou.

Equipe dobrou
Em outra empresa do mesmo setor foram seis contratações. Em comparação há dois anos, a equipe dobrou.

"Nesse final de ano e no próximo, pretendemos triplicar a equipe, chegando nos 20 ou 25 [funcionários], de acordo com os projetos que a gente tem em vista", contou o empresário João Henrique Sass De Souza.

Um dos contratados foi o gerente de produtos Caio Proff, que mudou o ramo de atuação. Com doutorado em química, apostou na área de tecnologia da informação e foi selecionado antes de iniciar o novo curso. "É uma área que, com certeza, tem muitas vagas e está em ascensão".

Reflexo da reforma
Para a economista Paula Velho, um dos fatores para esse crescimento na área foi a reforma trabalhista. Ela explica que os próximo meses podem mudar o cenário.

"Já valem contratações dentro do modelo novo. Isso está começando a dar um reflexo positivo. Se a reforma não sai e se a governabilidade não se manifesta da forma esperada e presumida pelos empresários, que formou a expectativa positiva, corremos o risco de não manter a taxa de crescimento no médio e longo prazo", disse.

Novos postos
Além de Araraquara, veja quais são as cidades com saldo de postos de trabalho positivo:

Rio Claro - 741
Araras - 686
São João Da Boa Vista - 103
Leme - 218

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook