Aguarde...
Voltar

Economia

Comerciantes esperam aumento de até 3,5% nas vendas de Dia das Crianças

Setor de brinquedos e lojas de departamento mantêm as melhores expectativas dentre os entrevistados

| ACidadeON/Araraquara

Lojas já se prepararam para as vendas do Dia das Crianças. Foto: Denny Cesare/Código 19
 

Caracterizado pelo forte apelo emocional e comercial junto ao público infantil, o período de Dia das Crianças gera um impacto positivo nas vendas de diversos segmentos, sobretudo aqueles atuantes no comércio de brinquedos, eletrônicos, vestuário, calçados e lojas de departamento.  

Com objetivo de mensurar o grau de otimismo dos empresários que atuam nesses setores, o Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara promoveu levantamento sobre as expectativas de vendas para o Dia das Crianças de 2019. A estimativa, feita com base nos depoimentos dos comerciantes araraquarenses, demonstrou que 94,1% espera que as vendas este ano sejam iguais ou melhores que as de 2018. Quem explica é o presidente do Sindicato, Toninho Deliza.  

"Fizemos dessa vez uma análise  quantitativa e qualitativa. Nós entrevistamos os empresários voltados aos segmento  e analisamos o histórico das vendas anteriores. E nós notamos que a expectativa e o otimismo do empresário está se retomando e isso que nós achamos interessante, uma vez que estamos nos aproximando também do fim do ano".

A tímida recuperação econômica e o valor afetivo da data foram os principais motivos apontados pelos lojistas como determinantes para a melhora nas expectativas de faturamento.  Já sobre o crescimento econômico, Toninho Deliza explica que o comércio espera um crescimento real, comparado ao mesmo período de 2018, de até 3,5%.

"Estamos achando que vamos ter um aumento em relação ao ano passado de 3,5%. E que apesar de ser um número inexpressivo, é um aumento considerável para uma situação em que estamos vivendo agora", afirma.

De acordo com o levantamento, os comerciantes acreditam que o tíquete médio dos presentes de Dia das Crianças deve ficar em torno de R$ 183. A boa expectativa nas vendas traz algumas estratégias do empresário já pensando para atrair cada vez mais o consumidor, como explica Toninho. 

"Essa expectativa do empresário seja boa ele também faça investimentos na área, contratando um pouco melhor, fazendo investimento em mídia,  melhorando a sua decoração e isso também faz a roda girar", defende.

O presidente do Sincomércio fala que a pesquisa também mostra que Cerca de 31% devem ofertar brindes e realizar sorteios, 24% devem realizar promoções no período, e apenas 3,4% pretendem conquistar a preferência dos clientes oferecendo novas formas de pagamento. Ainda em relação às formas de pagamento, Toninho fala da tendência. 

"Sem dúvida nenhuma o nosso tradicional cartão de crédito, parcelar, as dívidas são postergadas dentro do orçamento, então as pessoas fazem essa opção pelo cartão de crédito", finaliza.

Além dos 94% dos lojistas acreditarem que as compras serão feitas de forma parcelada, via cartão de crédito (75%) ou através de crediário (19%), enquanto os 6% restantes esperam maior volume de pagamentos à vista, via cartão de débito ou dinheiro.  

Para incentivar os consumidores e incrementar as vendas às vésperas do Dia das Crianças, o comércio em geral de Araraquara e mais 12 cidades da região vão estender o horário de funcionamento na sexta-feira (11) até às 22 horas. 
Shopping centers e supermercados manterão seus horários normais de atendimento durante todo o final de semana.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON