ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

Economia

'Queda de árvore foi uma fatalidade', diz gerente do Daae

Figueira havia sido descupinizada há dois meses e era saudável

| ACidadeON/Araraquara

Da reportagem
Figueira caiu na Praça do São Geraldo, em Araraquara (Foto: Amanda Rocha)


A queda da figueira, na Praça do São Geraldo, em Araraquara, foi uma fatalidade. Segundo Fabio Eduardo Scalize, gerente de limpeza urbana e resíduos da Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto), a árvore tinha passado por manutenção recentemente e suas questões fitossanitárias indicavam uma árvore saudável.

Ele explica que há dois meses houve a descupinização e a poda de dois 'braços' grandes da figueira. Nesta sexta-feira (10), algumas ligações telefônicas indicavam que outro galho precisava de poda.

"O braço estava bem danificado e por isso, houve a decisão de podá-lo, mas em nenhum momento havia o risco de queda, pois era uma árvore saudável. Foi uma fatalidade", reforça Scalize.

A árvore da Praça é centenária e, segundo, Scalize, a vida útil de uma árvore em meio urbano é reduzida por várias questões, como a temperatura, por exemplo.

"O que aconteceu aqui foi uma fatalidade. O acidente atingiu um caminhão de uma empresa terceirizada e também parte de uma residência, mas ninguém ficou ferido".

Agora, equipes de segurança analisam o local para verificar se há mais riscos. "Todas as árvores da praça devem passar por uma análise", reforça o gerente.

Entenda
A árvore na Praça do São Geraldo tinha um de seus galhos cortados quando caiu em cima de um caminhão e de uma casa. Apesar da gravidade, não houve feridos.

LEIA MAIS

Árvore que estava sendo cortada cai em cima de caminhão

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
2 comentários
  • adão roberto dameto
    10/03/2017 21:56:49
    BOA NOITE. ARVORE ESTA QUE FOI PLANTADA PELO MEU SOGRO, JA FALECIDO A MAIS DE 100 ANOS, JUNTO A MAIS 3 QUE JA CAIRAM TBM.. SR, JOSÉ MANOEL GONÇALVES QUE MORAVA NA RUA 6 ESQUINA COM A AV. MONTEIRO LOBATO
  • Deizy
    10/03/2017 20:18:50
    É necessária a manutenção, porém penso que todo ser vivo um dia fica doente, um dia morre. A Lei do Meio Ambiente é super rígida, porém no meu pouco entendimento, deve se levar em conta o limite e a exceção. De repente, se uma árvore está perigosa, por que não substitui-la ao invés de correr o risco de cair em cima de alguém? Vimos muito isso acontecer em S.Paulo e por conta que muitas pessoas aderem a uma causa, sem observar os prós e os contras....ah ...não pode cortar a arvore, oras, se está ruim, pode sim, põe outra no lugar. O que não pode é matar uma pessoa.

Veja também