Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

economia

Militem RAM 1500 RX é modelo off-road americano com requinte e charme italianos

Modelo reúne características que a aproximam do gosto dos clientes mais premium do Velho Continente

| ACidadeON/Ribeirao


por Alessio Sanavio / Infomotori.com/Itália
exclusivo no Brasil para Auto Press
 

No mercado automotivo estadunidense, as picapes grandes sempre ocuparam lugar de destaque. Elas ocupam os três primeiros lugares entre os veículos mais vendidos no mercado norte-americano e, não à toa, há uma farta oferta nesse segmento por lá. Entre as fabricantes, uma das que mais se destaca é a RAM, que pertence ao grupo FAC e chega à Europa importada dos Estados Unidos. Na Itália, a preparadora Militem resolveu apostar em uma versão renovada da RAM 1500 para apresentar a sua Militem RAM 1500 RX, picape que denominam como um veículo 100% feito nos Estados Unidos, mas com características especiais que a aproximam do gosto dos clientes mais premium do Velho Continente.  

Do ponto de vista estético, destaca-se a protuberante grade dianteira, de onde o capô parte protegido por um filme opaco com função antirreflexo. O desenho lateral imponente é marcado por caixas de rodas robustas em cor preta fosca, que abrigam pneus mistos montados em rodas de liga leve de 20 polegadas. Para facilitar o embarque, existe uma plataforma auxiliar e, atrás, a caçamba recebe uma série de elementos bem planejados, como um extensor de cama, por exemplo. Há ainda um espaço à parte, para guardar objetos separados do resto da carga, ou seja, mais protegidos.  

A parte traseira contempla também um gancho que possibilita o reboque de cargas de até 1.580 kg. No lugar da roda sobressalente, normalmente posicionada por baixo do veículo, há espaço para um tanque de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), para possíveis versões que rodem com gás ou gasolina. No caso de avaria nos pneus, é disponibilizado um kit adequado de enchimento.  

O motor é um V8 5.7 Hemi, capaz de descarregar 401 cv de potência e 56,6 kgfm de torque máximo, com sistema que desativa quatro cilindros nos regimes mais baixos, para ajudar a economizar combustível e reduzir a emissão de poluentes. A tração pode ser controlada eletronicamente de dentro do carro, optando-se por jogar a força para as rodas traseiras ou para todas as quatro, com reduzida. A transmissão é sempre automática com oito velocidades e assinatura da ZF.  

O interior da picape mistura couro e bordados e os assentos podem aquecer ou resfriar seus ocupantes. Os revestimentos são em alcântara perfurada, mesmo material adotado nos painéis das portas. Além disso, até elementos em fibra de carbono aparecem, aumentando o grau de exclusividade da versão. O sistema multimídia é o novo UConnect de 8,4 polegadas. Há compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay. Quanto ao preço de lista, a versão movida apenas a gasolina é vendida por 76.250 euros, ou seja, cerca de R$ 313 mil, enquanto a variante bicombustível sai a 79.910 euros, algo em torno de R$ 328 mil. Cada unidade é coberta por uma garantia europeia global de 24 meses ou 100 mil km rodados, prazo que pode ser prorrogado para até 48 meses ou 150 mil km.

Conforto adaptado  

A unidade disponibilizada para a avaliação era capaz de rodar com GLP ou gasolina, tecnologia que reduz significativamente o consumo sem que isso signifique afetar de maneira expressiva o vigor da picape. De qualquer forma, na preparação realizada pela Militem, não é só o desempenho o fator de decisão pelo modelo.  

O espaço interno é muito bom, assim como a área da caçamba. Nas laterais da caçamba há dois baús próprios para colocar objetos mais delicados ou pessoais. Tem bom tamanho, é iluminada, segura, resistente e bastante prática para quem precisa separar objetos, ainda que volumosos, sem necessariamente atrapalhar a organização da caçamba. É uma ideia inteligente e que não chega a prejudicar tanto a capacidade de carga traseira.  

O extensor de cama é basicamente uma grade de plástico resistente que permite dividir o compartimento de carga do assento e mantê-lo fixo durante a viagem. Ele pode ser usado apropriadamente para aproveitar o espaço aberto do banco ou ganhar mais 50 cm de carga útil. Já a capota da caçamba traz um sistema de abertura bem prático e é completamente impermeável, mesmo diante de chuvas torrenciais.

QUER CONTINUAR LENDO ESTE CONTEÚDO E MUITOS OUTROS? FAÇA SEU LOGIN OU CADASTRE-SE

Informe seu e-mail e senha cadastrados para ter acesso a todo conteúdo do site:

ainda não tem cadastro?
QUER LER ESSE CONTEÚDO? CADASTRE-SE

Informe seu Nome, E-mail e senha para se cadastrar no Acidade ON

Quero ser informado sobre promoções e ofertas do Acidade ON e seus parceiros
Aceito os Termos de Uso do Acidade ON

Veja também