Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

esportes

Dupla araraquarense completa prova de 282 km de mountain bike

Eles percorreram o Caminho de Aparecida, entre Alfenas (MG) e Aparecida (SP), em 20 horas; evento ocorreu entre o dia 07 e 08 de setembro

| ACidadeON/Araraquara

Paulo e Guilherme concluíram prova de 282 quilômetros de mountain bike. (Foto: Arquivo Pessoal)
 

A paixão pela bicicleta, aliado ao desafio e superação são os combustíveis da dupla araraquarense Paulo Henrique Devito, 38 anos, e seu parceiro de pedal Guilherme Ferreira Barreto, 34 anos. Eles completaram, no último fim de semana, na sexta (07) e no sábado (08), o 4º Desafio Caminho de Aparecida de Mountan Bike, realizado entre a cidade de Alfenas, em Minas Gerais até Aparecida, em São Paulo.  

A dupla está acostumada ao desafio de longa distância, uma vez que essa não é a primeira disputa do ano. Antes, em 2018, eles completaram e pedalaram dois circuitos de 200, 300, 400 e 600 quilômetros. Mas toda a preparação e experiência não impediu imprevistos como a baixa temperatura e o cansaço durante a competição.  

"Os principais desafios foram o frio, o sono e os morros, que alguns não tinha como pedalar e tinha que carregar a bicicleta nas costas", afirmou Paulo Henrique, que teve problemas mecânicos como a roda quebrada e a ausência de freio para completar o percurso no tempo determinado pela organização do evento. 

Na largada, na cidade de Alfenas, os termômetros marcavam 21 graus. Após 30 quilômetros a temperatura baixou para dois graus. Como estavam com roupas leves, apenas para quebrar o vento, foi preciso improvisar para driblar a adversidade. "A sorte é que eu tinha levado uma manta térmica, tivemos que nos embrulhar com aquilo por baixo das roupas e tinha que segurar nas descidas, porque os dedos chegavam a congelar", explicou Paulo, um dos homens de ferro que concluíram o percurso.  

A dupla completou a prova em sexto lugar, muito próximo da premiação, que vai até o quinto colocado. "A prova é tão dura que só de você concluir recebe o título de homem de ferro. Para ter uma ideia, nós não morremos de frio por dó, pois a prova é desumana e exige muito dos atletas", afirmou Paulo.  

Preparação e novos desafios
Para participar de competições de alto rendimento, como a do Caminho de Aparecida, a dupla fez toda uma preparação. De acordo com Guilherme Ferreira, além de uma rotina regrada de treinamentos a alimentação também foi fator determinante. "Eu e o Paulo também fizemos diversos treinos em cima da bike nas trilhas da região, já éramos amigos de outras provas, a força que um deu para o outro fez a diferença", conta.  

Paulo e Guilherme já projetam novos desafios. O primeiro será em duas semanas na cidade de Santa Branca, onde percorrerão mais 300 quilômetros. Porém, a meta e menina dos olhos até o fim deste ano é disputar uma prova de mil quilômetros de mountain bike. "Teve um [de mil km] este fim de semana, então tivemos que escolher entre uma ou outra. Como tínhamos combinado este desafio, o mil vai esperar um pouco, mas até o fim do ano vamos fazer", sacramentou Paulo.  



Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Veja também