Aguarde...

esportes

Ferroviária fecha fase da Copinha com melhor marca em 10 anos

Time de Araraquara superou um grande paulista depois de 34 anos e chegou aos 9 pontos na tabela

| ACidadeON/Araraquara

Ferroviária garantiu classificação com uma rodada de antecedência. (Foto: Divulgação/Ferroviária)

A Ferroviária tem muitos motivos pra comemorar neste início de temporada 2020. É que o time de Araraquara segue batendo marcas na Copa São Paulo de Futebol Júnior, considerado o maior torneio de base do País.  

A equipe dirigida pelo técnico Leonardo Mendes venceu, nesta quarta-feira (8), o Palmeiras, garantiu 100% de aproveitamento e a liderança do grupo 17 do torneio, fato que não acontecia desde 2008, quando o time foi líder em um grupo com o Athlético Paranaense. 

Além do feito, a Locomotiva Grená bateu outras duas marcas. A primeira foi a vitória inédita sobre o Verdão na Copinha - em 2019 a equipe venceu o time da capital pelo Paulista Sub-20. Já a segunda foi superar um grande paulista, algo que não acontecia desde 1986, quando superou o São Paulo. 

"Fico contente em estar neste elenco, participar dessa história. A Ferroviária nunca fez nove pontos e chegar nessa fase para disputar o primeiro lugar com o Palmeiras foi uma grande luta para nós. Estávamos confiantes, sabíamos do nosso potencial, fizemos nosso jogo, não caímos em nenhum momento na pilha dos caras e saímos com a vitória", disse o zagueiro Gabriel Araújo.  

Claudinho, mais uma vez, foi destaque na Ferroviária (Foto: Divulgação/Tiago Pavini/AFE)

O sistema defensivo da Ferroviária neste início de competição também chama a atenção. Em três partidas disputadas, a equipe de Araraquara sofreu apenas um gol, contra o União (MT). Tanto contra Petrolina (PE), quanto contra o Verdão, o time passou sem ser vazado. 

"Está todo mundo bem entrosado, um correndo pelo outro, um confiando no outro e a gente trabalha muito a linha defensiva, pra evitar o mínimo possível de gol. E o entrosamento entre nós quatro lá da linha de trás é demais, dentro e fora de campo, todo mundo conversa, se ajuda e isso é importante para o grupo, estar todo mundo unido", analisa Gabriel.  

VEJA FOTOS DO JOGO ENTRE FERROVIÁRIA E PALMEIRAS PELA COPINHA: 


Aos olhos do técnico
Na análise do técnico Leonardo Mendes, a campanha histórica deste ano da Ferroviária não surpreende. De acordo com o treinador, o clube vem trabalhando com a base desde 2018 e considera os princípios do clube como ponto forte. 

"A Ferroviária tem alguns valores que desenvolve dentro do nosso currículo de formação e um deles é a ambição. Nós batemos muito em cima da ambição, de que a Ferroviária estava melhorando, evoluindo, mas nós precisamos ter a ambição de ganhar do grande e isso se confirmou durante o ano no Paulista. Termina o Paulista, entramos em outro processo de preparação para a Copa São Paulo, começamos de novo todo o treino, todo dia batendo na palavra ambição, então, isso faz toda a diferença no dia-a-dia", analisa Leonardo Mendes.  

Técnico Leonardo Mendes comanda Ferroviária na Copinha. (Foto: Divulgação/Jonatan Dutra/AFE)

Classificada em primeiro lugar no grupo 17, a Locomotiva Grená enfrenta o Goiás - vice-líder do grupo 18 -, na próxima fase.  O duelo deve ser no fim de semana e pode ser disputado em Sertãozinho. Já o Verdão enfrentará o Sertãozinho, líder do grupo 18. A Federação Paulista de Futebol (FPF) deve divulgar a data, horário e local da partida até sexta-feira (10).  

"Precisamos deixar os atletas comemorarem e desfrutarem um pouco deste momento, eles merecem isso. Mas, a partir de amanhã a gente já tenta acalmar, abaixar um pouco mais a adrenalina, focar no jogo seguinte, porque sabemos que a responsabilidade cresce conforme os resultados vão aparecendo e nós precisamos corresponder com essas expectativas", finaliza.  

Últimas campanhas da Ferroviária na Copa São Paulo:  

2020 - 9 pontos e líder do grupo; Palmeiras avançou em segundo;
2019 - 7 pontos e líder do grupo; São Paulo classificou em segundo;
2018 - 7 pontos e vice-líder do grupo; Corinthians se classificou em primeiro pelo saldo;
2017 - 5 pontos e vice-líder do grupo; Palmeiras foi o primeiro com 7 pontos;
2016 - 1 ponto e lanterna do grupo; Santos e Confiança (PE) se classificaram;
2015 - 3 pontos e 3ª posição; Ceará e Gama avançaram;
2014 - 7 pontos e liderança do grupo disputado em Votuporanga;
2013 - 6 pontos e vice-líder do grupo; líder foi o Figueirense em Novo Horizonte;
2012 - 1 ponto e 3ª posição; Palmeiras e Rondonópolis avançaram;
2011 - não participou;
2010 - 6 pontos e vice-líder; Corinthians avançou em primeiro com 9.

Mais do ACidade ON