Aguarde...

esportes

Presidente da AFE diz ter convicção da segurança do protocolo do Paulistão

Jogos do Campeonato Paulista serão retomados a partir deste sábado (10); Carlos Alberto Salmazo fala que a Ferroviária está 100% atenta com nova regulamentação da FPF

| ACidadeON/Araraquara

Ferroviária volta para o Paulista após paralisação por causa da covid-19 (Foto: Divulgação/Tiago Pavini/AFE)
 
O presidente da Ferroviária, Carlos Alberto Salmazo, diz estar convicto da segurança do novo protocolo da Federação Paulista de Futebol (FPF), que determinou a retomada do Campeonato Paulista a partir deste sábado (10). 

Em entrevista à rádio CBN Araraquara, o dirigente falou sobre o trabalho dos médicos dos times da elite do estadual e do Comitê Médico da FPF para apresentação de um regulamento mais rígido.  

"Avaliação é a melhor possível [sobre o protocolo] porque trabalhamos incansavelmente nos últimos 15 dias, no sentido de levar ao Ministério Público todos os procedimentos e regulamentação que o Departamento Médico da Federação e os clubes pensaram. Então conseguimos durante vários contatos e reuniões", comenta.

Salmazo ainda elogiou a postura do MP de querer entender o funcionamento das novas regras, mais rígidas em relação ao documento anterior, e comentou que a volta do Paulistão vai servir de entretenimento aos torcedores que acompanham os jogos. 

Perguntado sobre a adoção de medidas mais duras somente após a intervenção da Justiça, no momento mais crítico da pandemia no país, o presidente citou o dinamismo no desenvolvimento do coronavírus.  

"Tudo é uma evolução. A doença é muito dinâmica e o trabalho, capitaneado pelo doutor Marcos Cohen [presidente do Comitê Médico da FPF] juntamente com os médicos dos 16 clubes da primeira divisão, foi no sentido de aperfeiçoar o processo", fala Salmazo. 

Em 2020, a Ferroviária sofreu um surto de covid envolvendo atletas, comissão técnica e profissionais de comunicação, durante a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. Desde fevereiro de 2021, segundo o dirigente, o clube não registra casos. Após 500 testes realizados, taxa de infecção do coronavírus na AFE é de 1,5% , conforme revelou o médico Daniel Felício. De qualquer forma, time segue de olho para evitar possíveis contaminações. 

"Estamos 100% atentos e todos os protocolos são obedecidos, tanto em um movimento de treino, internamente com o nosso staff e da logística que gira no futebol e nos jogos. Tem sempre o sinal de alerta para que a gente tenha as regras sempre bem alinhadas e que elas sejam respeitadas. Isso virou obrigação dos clubes", finaliza Salmazo. 

Após a autorização do Governo do Estado de São Paulo, Ferroviária volta a disputar o Paulistão, nesta terça-feira (13), às 20h, contra o Corinthians, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara. 

Mais do ACidade ON