Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Lazer e Cultura

Araraquarense lança seu livro Débora Mental assim na terra como no céu

Evento acontece na quarta-feira (13), a partir das 19h30, na biblioteca Mario de Andrade

| ACidadeON/Araraquara

Araraquarense lança seu livro "Débora Mental assim na terra como no céu"
O livro do araraquarense Marcelo Correa da Silva, "Débora Mental assim na terra como no céu", será lançado na quarta-feira (13), na Biblioteca Municipal Mario de Andrade, às 19 horas. O evento é aberto a todos interessados.

"Débora Mental assim na terra como no céu", produzido pela Editora Partesã, apresenta a história de uma personagem que é a personificação da debilidade mental. O tema persegue Marcelo desde a adolescência, quando começou a perceber que havia nascido em uma família de pessoas com problemas mentais e ele lembra que "todos nascemos com problemas mentais em maior ou menor grau". Devido à curiosidade do assunto, Marcelo passou a estudar tudo que fosse alusivo ao assunto, como psicologia e temas correlatos.

O escritor conta que o trabalho com literatura, o teatro, a ficção de um modo geral, as artes, fez com que vivenciasse inúmeros personagens - entre eles a performática Carolina Jéssica, aluna de Letras bem-humorada, caricata e imprevisível. E Marcelo sentiu a necessidade de fazer da mesma uma versão mais literária, menos dramática. Foi assim que Carolina Jéssica - criada com a ajuda de Zé Pedro Antunes, professor da Unesp - ganhou o pseudônimo de "Debora Mental" e também o seu contexto: do palco para as páginas de um livro.

Quem é Débora Mental? É uma mulher que se permite encantar com as menores coisas - por outro lado, também se desencanta fácil e frequentemente conforme se desilude com as armadilhas do mundo das aparências que permeia a contemporaneidade.

Resiliente, Débora não se abala com suas frustrações no sentido de conferir um sentido à sua própria existência, seja pelo acúmulo de bens materiais e satisfação de suas vaidades ou pela experiência em superar suas frustrações das maneiras mais inusitadas que a criatividade do autor lhe consentiu.

Nesse romance episódico pode-se acompanhar essa personagem que tão bem representa os próprios sonhos e anseios procurando encontrar um sentido para suas desventuras.

Vale apontar que escrever a obra foi uma maneira de Marcelo lidar com seus fantasmas, atenuar seus temores, tirar proveito das desgraças e vivenciar o fenômeno da criação da personagem em um patamar em que a imaginação e a concentração pudessem caminhar juntas e ocupar os espaços construtiva e saudavelmente. A obra é dedicada à memória de Edite Ramos da Silva, mãe do autor e estará disponível com o valor de R$ 50.

A Biblioteca Municipal está localizada na Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara.

Mais do ACidade ON