Aguarde...

Lazer e Cultura

Semana Luís Antonio traz Eduardo Moreira nesta sexta-feira (11)

Podcast com Eleonora Ducerisier e Tiago Rosin, e leitura dramática com Denis Pimentta e Tania Capel também são atrações

| ACidadeON/Araraquara

Semana Luís Antonio traz Eduardo Moreira nesta sexta-feira (11)
O ator, diretor e dramaturgo Eduardo Moreira, do Grupo Galpão, abre a programação da sexta-feira (11), na Semana Luís Antonio Martinez Corrêa, no Café de Investigação "O Palco On-line", às 17 horas.

O podcast "Alta Vigilância", de Eleonora Ducerisier e Tiago Rosin, e a leitura dramática "O percevejo em (re)vista: revelações pandêmicas de Maiavókski a Luís Antônio", com Denis Pimentta e Tania Capel, complementam as atrações com apresentações a partir das 20 horas. Também as fotonovelas "A dor de Geni" e "Luís Antonio: florescer em ¼ de colagem" integram o programa.

"O Palco On-line" é o tema que desafia o Café de Investigação com Eduardo Moreira. A mediadora do encontro, a curadora da Semana, Flávia Marquetti, conta que o tema trará questões que abordam o fazer "teatro on-line", as expectativas com relação à incorporação das novas linguagens, além da experiência de Eduardo com o filme "Éramos em Bando", produzido pelo Grupo Galpão.

Eduardo Moreira é fundador e diretor artístico do Grupo Galpão, tendo participado de todos os 25 espetáculos montados pelo Galpão em 38 anos de atividades ininterruptas. Como diretor faz parcerias importantes e de sucesso com vários outros grupos do Brasil. No cinema atuou em vários filmes, sendo os mais recentes "O Lodo" (direção de Helvécio Ratton) e "Éramos em bando" (com o Grupo Galpão com direção de Pablo Lobato, Marcelo Castro e Vinicius Souza). Como dramaturgo assinou as duas últimas produções do Galpão "Nós" e "Outros" em parceria com Marcio Abreu, na primeira e Paulo André e Marcio Abreu, na segunda.

Para acompanhar o Café de Investigação, o endereço é: meet.google.com/ynv-mchg-tmg. A sala para o Café abre 10 minutos antes (portanto às 16h50) e os encontros não são gravados: são lives (apresentações ao vivo) e contam com intérprete de libras.

O podcast "Alta Vigilância" abre a programação noturna, às 20 horas, com Eleonora Ducerisier assinando a redação e os comentários, enquanto Tiago Rosin é o responsável pela captação de áudio, trilha sonora e também comentários. Em "Alta vigilância" os atores analisam o impacto na produção cultural brasileira da censura nos anos de chumbo. Através de questionamentos sobre as estratégias utilizadas pelos artistas e as medidas de repressão utilizadas pelo governo da época, "Alta Vigilância" também retrata o impacto da crítica social na obra de Luís Antonio Martinez Corrêa. A classificação é livre.

Depois, às 20h30, Denis Pimentta e Tania Capel apresentam a leitura dramática "O percevejo em (re)vista: revelações pandêmicas de Maiavókski a Luís Antônio", com texto original de Vladimir Maiakovski com tradução de Luis Antonio Martinez Corrêa e classificação livre.

A comédia fantástica de Vladímir Maiakóvski, "O Percevejo", traz a história de um inseto que provoca uma epidemia com um sério efeito colateral: de repente, as pessoas passam a agir estranhamente. Marco do Teatro Brasileiro, o texto apresentado em quadros, faz uma reflexão crítica sobre a sociedade.

Também durante toda a 32ª Semana Luís Antonio estão disponibilizadas duas fotonovelas no site da Prefeitura de Araraquara: "A dor de Geni", com Maria da Maré, e "Luís Antonio: florescer em ¼ de colagem", com o grupo Quarteto em Do(r) Menor. O material está disponível no site da Prefeitura de Araraquara, acesse em: http://bit.ly/32-SLAMC.

SERVIÇO:
32ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa
Dia: sexta-feira (11 de setembro)
Local: canal da Prefeitura de Araraquara no Youtube
Youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial
http://bit.ly/playlist-semanaluisantonio

Programação:
17h Café de Investigação "O Palco On-line"
Convidado Eduardo Moreira (Grupo Galpão)
Endereço: meet.google.com/ynv-mchg-tmg











20h Podcast "Alta Vigilância"

Eleonora Ducerisier Redatora e comentarista

Tiago Rosin Trilha sonora, captação de áudio e comentarista

Link: https://youtu.be/2wXc--2QsJU



Classificação livre



20h30 Leitura Dramática "O percevejo em (re)vista: revelações pandêmicas de Maiavókski a Luís Antônio"

Atuação, produção, concepção e adaptação de texto Tania Capel

Atuação e produção Denis Pimentta

Link: https://youtu.be/gj7ky7KXzU8



Classificação livre