Aguarde...

divirta-se

Coletivo Tocaya completa quatro anos de movimento musical

Casal de djs de Araraquara movimenta o cenário cultural através de programas nas plataformas digitais

| ACidadeON/Araraquara

Os DJs Roze e Jônatas Micheletti comandam o Coletivo Tocaya (Foto: Divulgação)
O Coletivo Tocaya completa quatro anos de atuação no cenário musical de Araraquara. Criado pelos DJs Nat Rozendo e Jônatas Micheletti, inicialmente levavam música aos espaços públicos, através de festas e eventos com muita música popular brasileira e toda a cultura DJ. 

Antes da pandemia da covid-19, praças como a do Faveral receberam eventos do Tocaya que ficaram na memória dos araraquarenses. 

CONSCIÊNCIA PANDÊMICA
Como a classe artística ficou impedida de realizar eventos presenciais, o Coletivo foi duramente atingido pelo momento pandêmico. Porém, o casal de DJ é enfático e consciente sobre a necessidade do isolamento social. Para eles, não é hora de fazer festa alguma. 

"O futuro é incerto. A prioridade agora é vacina no braço e comida no prato. Não é hora de fazer festa. Enquanto isso, fazemos nossa parte não apenas adotando as medidas de isolamento como oferecendo às pessoas formas de entretenimento para amenizar a solidão que enfrentamos durante esse tempo de isolamento", apontam. 

UNIVERSO SONORO DIGITAL
Com a pandemia, o Coletivo Tocaya teve que se reinventar, e a alternativa foi partir para o universo online. E deu super certo. 

"Em março de 2020, criamos o canal TocayaTV para transmissão de eventos virtuais e vídeos informativos. Em junho deste ano, inauguramos um site , que é atualizado semanalmente. E, em agosto, passamos a fazer transmissões ao vivo no canal do coletivo na Twitch", conta Nat Rozendo (DJ Roze). 

A plataforma Twitch, é bem conhecida pelo cenário eletrônico por ter uma política mais "amigável" em relação aos direitos autorais. Criada em 2011 nos Estados Unidos e utilizada muito por gamers, na pandemia tem sido o "canal" de DJs e músicos. 

"Levamos ao pé da letra a ideia de 'canal' e, guardadas a devidas proporções, tentamos fazer isso mesmo: como se fosse um canal de TV, com diferentes programas, envolvendo diversos formatos, como entrevista, bate-papo, conteúdo informativo, performance de DJs etc.", diz. 

PROGRAMAÇÃO INTENSA
No canal, o Coletivo Tocaya apresenta programas para todos os gostos e horários. Arte, música e cultura por praticamente 24 horas. 

Pela manhã tem o 'DJejum com Tocaya", já para quem curte mais um bate-papo e entrevista tem o 'Xama na Xinxa', para a turma do reggae , o 'Tocaya Dub'. 

DJ Roze comanda também o 'DJestiva com DJ Roze' apresentado pelo coletivo Uh!ManasTV, um programa protagonizado pelas mulheres do cenário musical eletrônico. 

 Para quem procura um programa de variedades no formato de revista digital, há o 'Tocaya Zyne'.

Fora a programação própria, eles participam de festivais online como o "Segunda Sem Lei", "Bolachas no Almoço", "Bolachas Recheadas", "Domingueira Sessions", "Forrozim", "Pira Coletiva", entre outros. 

"Vale destacar os programas especiais, com temática, que temos feito nos últimos meses. São programas de 45 minutos, no máximo uma hora, dedicados a algum artista, álbum ou assunto específico. Já apresentamos especiais sobre Rita Lee, Gal Costa, Sivuca, Gretchen, Baiano e os Novos Caetanos, Zé Manoel, entre outros. O próximo especial que estamos preparando será sobre o clássico álbum-manifesto 'Tropicalia ou Panis et Circensis', de 1968, pedra fundamental do movimento tropicalista no Brasil", conta a DJ Roze. 

Há outros temas especiais no site do coletivo .


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON