Quatro opções para gastar seu FGTS

Agências da Caixa fazem plantão para atender demanda de clientes em busca do resgate do FGTS inativo

    • ACidadeON/Araraquara
    • Fernanda Manécolo
Da reportagem
Trabalhadores em busca do FGTS inativo na Caixa


O dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) inativo está sendo sacado por muitos trabalhadores, mas qual é a melhor utilização deste dinheiro extra que está entrando na economia.

Especialistas garantem que é preciso analisar caso a caso para saber qual é o melhor investimento, mas o portal A Cidade On/Araraquara dá algumas dicas.

1 - Pagar dívidas - Quem está devendo no cheque especial, no banco ou ainda está inadimplente com o comércio pode usar o dinheiro do FGTS para quitar o débito e voltar a ficar com o nome 'limpo'.

Priorize quitar dívidas no rotativo do cartão de crédito e do cheque especial, as linhas mais caras. Negocie com o banco descontos. Se não for possível pagar as dívidas atrasadas integralmente, quite o máximo possível. Se restarem dívidas caras, contrate um empréstimo com taxas mais baixas que as pagas atualmente.

Importante! Se você tiver dívidas atrasadas ou no cheque especial, não faça a transferência do dinheiro do FGTS para a conta-corrente no banco.

No cheque especial, o dinheiro irá direto para cobrir o negativo, sem que você possa pedir descontos!

2 - Investimento - Para quem não tem dívidas e quer investir o dinheiro há opções como Tesouro Selic, CDBs e Fundos de DI. Nestes casos, o dinheiro deve ficar 'guardado' por um tempo, antes que o trabalhador possa resgatá-lo. Se o objetivo for guardar para a aposentadoria, é possível investir em planos de Previdência. Outra opção são os títulos públicos Tesouro IPCA+.

3 - Casa própria - Muitos trabalhadores devem usar dinheiro para dar entrada em na casa própria, seja comprando um terreno ou começando a construir. Muitos ainda podem usar o dinheiro para pequenas reformas.

4 - Realizar um sonho - Muitas pessoas sonham com uma viagem, um cruzeiro, por exemplo. Um cruzeiro para a Disney (EUA), pode ser comprado a partir de R$ 1,9 mil por pessoa/adulta.

Atenção, a Caixa deve abrir duas horas mais cedo durante esta semana para atender a demanda dos trabalhadores interessados em sacar o FGTS inativo.

Confira o calendário de pagamento:
Janeiro e fevereiro -a partir de 10/03/2017
Março, abril e maio- a partir de 10/04/2017
Junho, julho e agosto -??a partir de 12/05/2017
Setembro, outubro e novembro - a partir de 16/06/2017
Dezembro - a partir de 14?/07/2017

Veja os endereços das agências da Caixa em Araraquara:
- Avenida Brasil, 477, Centro
Agência número: 289
- Rua 9 de julho, 1724, Centro
Agência número: 2105
- Alameda Paulista, 1520 Jardim Floridiana
Agência número: 2993
-Avenida Bento de Abreu, 530, Jardim Primavera
Agência número: 4235
- Avenida Sete de Setembro, 1289, Centro
Agência número: 4236

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA O SAQUE NAS AGÊNCIAS
- RG ou carteira de motorista
- Número do PIS
- Quem tem menos de R$ 10 mil para sacar não é obrigado a levar a carteira de trabalho. Mas ter o documento ajuda, caso existam informações desencontradas.

Mais informações, no site da Caixa.


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.