Aguarde...

Política

Requerimento na Câmara pede reabertura do comércio na cidade

Documento é endereçado ao prefeito Edinho Silva (PT) e Governo do Estado; Prefeitura diz dialogar sobre retomada econômica

| ACidadeON/Araraquara

Comércio de Araraquara na quarentena pode funcionar com delivery ou drive-thru (Foto: Amanda Rocha)
 

A reabertura gradual e responsável do comércio de Araraquara é tema de requerimento do vereador Elias Chediek (MDB) e assinado por outros quatro membros da Câmara - Tenente Santana (MDB), Gerson da Farmácia (MDB), Pastor Raimundo Bezerra (Republicanos) e José Carlos Porsani (PSDB) -, endereçado ao prefeito Edinho Silva (PT) e o governador de São Paulo João Dória (PSDB).  

No documento, os parlamentares alegam que a cidade possui infraestrutura pública de saúde com 76 leitos de enfermaria e 49 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes positivados da covid-19, além de ter índice de ocupação aproximado de 10%.  

"Se a retomada da economia, com o funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais, não for realizada imediatamente, a população será duplamente penalizada, uma vez que muitos recursos foram investidos na estrutura hospitalar para atendimento de acometidos da covid-19, porém, apenas 8% dessa estrutura está sendo utilizada. Por outro lado, a economia está seriamente abalada e em vias de entrar em colapso total", diz trecho do documento.  

O requerimento apresenta ainda que a média diária de internação de enfermaria no município é de 7,3 pessoas, o que corresponderia a 10% da ocupação dos leitos para acometidos pelo novo coronavírus. Já para casos que necessitam de UTI, o documento menciona que a ocupação seria de 3% do total de leitos.  

Por fim, o requerimento da Câmara pede que as especificidades dos municípios paulistas sejam levadas em conta na hora de decidir sobre nova flexibilização das empresas que podem ou não funcionar no período de pandemia da covid-19.  

EM DISCUSSÃO
A Prefeitura tem se reunido com representantes do comércio da cidade para discutir o enfrentamento da covid-19 e um plano para retomada gradual da economia. Segundo o Executivo, esse plano foi enviado ao Conselho Municipalista e aguarda resposta.  

Segundo a administração municipal, o encontro desta quarta-feira (21), definiu que as equipes de trânsito irão organizar tecnicamente um modelo para que as principais ruas e avenidas comerciais de Araraquara tenham corredores para drive-thru, ou seja, o consumidor poder fazer o pedido do produto e buscá-lo sem descer do carro. 

A administração ressalta que o objetivo é iniciar a retomada da economia, mas de forma segura, com racionalidade, olhando sempre os dados apresentados pelo Comitê de Contingência do Coronavírus.

Mais do ACidade ON