Aguarde...

Política

Prédio dos cursinhos populares recebe nome de Matheus Santos

Projeto de lei foi aprovado na Câmara, nesta terça-feira (08) e segue para sanção do prefeito Edinho Silva (PT)

| ACidadeON/Araraquara

Matheus Santos era administrador público e suplente de vereador em Araraquara (Foto: Reprodução Redes Sociais)
 

Vereadores de Araraquara aprovaram, nesta terça-feira (08), projeto de lei que prevê dar o nome de Matheus Henrique de Souza Santos para a sede dos cursinhos populares, localizado na Rua dos Expedicionários do Brasil, 1033, no Centro. 

Assinado por Guilherme Bianco (PC do B), Fabi Virgílio (PT) e Luna Meyer (PDT) o projeto de lei foi aprovado por unanimidade e rendeu falas emocionadas dos parlamentares durante a defesa da proposta. 

Santos era primeiro suplente de Luna Meyer e a parlamentar aproveitou para defender a homenagem ao correligionário, vítima de complicações da covid-19, no último dia 30 de março. 

"Fazia toda diferença no partido, nas salas de aula e para quem conhecia, sabia de sua energia e luta. Em seu curto espaço de tempo neste plano deixou muito aprendizado. Nada mais justo que seja eternizado no cursinho, uma área que ele estimava e brilhou", afirma Luna. 

A vereadora Fabi Virgílio também relembrou momentos com Santos e ressaltou sua energia e luta por democracia, educação e cultura.  

"Falar do Matheus é falar de mar, de samba, indignação que o movia, de política, democracia, divergência, mas uma que constrói. Falar de Matheus é falar de educação e cultura, lembrar do lugar que nos move e nos traz para a política e temos a oportunidade de honrar sua memória e difundir suas lutas", ressalta.

Com discurso emocionado, o vereador Guilherme Bianco relatou que foi um choque quando soube da morte de Matheus Santos e justificou a apresentação do projeto de lei. 

"Quando lembramos dele, é falar de alguém que despendeu parte de sua vida em defesa do outro, daquele que não conhece, de abrir mão do seu tempo com a família e os filhos para defender Araraquara e um Brasil mais justo", defende. 

"Ele apresentava um plano municipal de desenvolvimento, que é referência para mim e, penso que, para quem faz política na cidade, para construir uma política que consiga garantir equidade e oportunidade", completa. 

A nova sede dos cursinhos populares vai abrigar as turmas da parceria entre a Prefeitura e a Universidade Estadual Paulista, com o Cursos Unificados do Campus de Araraquara (Cuca). 

O investimento para reforma e adequação do espaço está em fase final, com investimento de R$ 441 mil, oriundo do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). 

MATHEUS SANTOS
Vítima de complicações da covid-19, em março, Santos era militante político e disputou a última eleição como candidato a vereador pelo PDT e obteve 591 votos. 

Nascido no Selmi Dei, região Norte de Araraquara, Santos era administrador público, mestre e doutorando em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Além de professor, Santos também foi membro do Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI) e do Laboratório de Tecnologia Social (LABTS). 

Em sua última publicação nas redes sociais, Santos alertava: "Não é gripezinha. Desde a madrugada de hoje estou internado no Hospital São Francisco de Araraquara para cuidar das complicações da covid-19. Cuidem-se".


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON